Acessibilidade / Reportar erro

Isolamento social rígido durante a pandemia de COVID-19 em um estado do nordeste brasileiro

Aislamiento social rígido durante la pandemia de COVID-19 en un estado del nordeste brasileño

Resumo

Objetivo:

Analisar a tendência temporal da incidência, mortalidade, cobertura de enfermarias e leitos de terapia intensiva e rígido isolamento social no estado do Ceará e correlacioná-los.

Métodos:

Estudo ecológico, cuja variável de desfecho foi a taxa de mortalidade. Os preditores foram a incidência, a taxa de ocupação de enfermarias e leitos de terapia intensiva e a taxa de isolamento social. Foi realizada uma regressão linear múltipla considerada significativa quando p <0,05.

Resultados:

Observou-se tendência de aumento da incidência e mortalidade por COVID-19 no estado do Ceará (p = 0,01). Por outro lado, observou-se tendência de diminuição na ocupação de enfermarias e leitos de terapia intensiva (p = 0,02). A taxa de isolamento social diminuiu significativamente durante o período (p = 0,001). Na regressão linear múltipla, o isolamento social manteve-se inversamente relacionado à mortalidade pela COVID-19 (β = -0,08; p = 0,02).

Conclusão:

Verificou-se o efeito do rígido isolamento social durante a pandemia de COVID-19. A implementação antecipada do mesmo, com outras ações de saúde pública, mostrou-se relevante para garantir a continuidade de seus benefícios.

Descritores
Infeccões por coronavirus; COVID-19; Isolamento social; Unidades de terapia intensiva; Epidemiologia

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br