Acessibilidade / Reportar erro

Propriedades psicométricas de instrumento para avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem

Propiedades psicométricas de un instrumento de evaluación de egresados de carreras de enfermería

Resumo

Objetivo

Validar psicometricamente o Instrumento Avaliação de Egressos de Enfermagem.

Métodos

Estudo transversal, quantitativo, realizado em três Cursos de Graduação em Enfermagem localizados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Acre, Brasil, com 446 participantes. A confiabilidade foi testada pelo alfa de Cronbach (consistência interna e reprodutibilidade) e a validade de construto foi obtida pela análise fatorial exploratória e pela análise dos componentes principais.

Resultados

O valor do coeficiente Alfa de Cronbach total do instrumento foi de 0,98; os coeficientes de correlação intraclasse total de (94%), evidenciando forte concordância entre as medições. Na análise fatorial, KMO foi de 0,971 e o teste de esfericidade de Bartlett apresentou resultados significativos (p<0,001) para todos os construtos e as matrizes de correlação entre os itens de cada construto.

Conclusão

As análises psicométricas mostraram resultados favoráveis, evidenciando forte consistência interna do instrumento. O Instrumento Avaliação de Egressos de Enfermagem é válido e confiável para a avaliação da formação profissional do egresso bacharel em Enfermagem.

Educação em enfermagem; Estudos de validação; Estudos de avaliação; Avaliação em enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br