Acessibilidade / Reportar erro

Processo de Esterilização de instrumentais em estabelecimentos comerciais com serviços de manicures e pedicuros

OBJETIVO:

Conhecer o processo de esterilização de artigos críticos utilizado em estabelecimentos comerciais que oferecem ao público os serviços de manicures e pedicuros.

MÉTODOS:

Estudo transversal que incluiu 90 funcionários de estabelecimentos comerciais que exerciam a função de manicure e pedicuro. O instrumento de pesquisa foi um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre os conhecimento e procedimentos relacionados a desinfecção e esterilização dos instrumentais.

RESULTADOS:

A idade média foi de 33,8 anos, 72% havia realizado curso profissionalizante e tem experiência profissional há mais de cinco anos. O predomínio do uso de estufa ocorreu em 84,3% sendo que 65,7% referiram abrir a estufa durante a esterilização. A relação entre o custo maior do procedimento com uso de autoclave apresentou significância estatística (p<0,001).

CONCLUSÃO:

O processo de esterilização de instrumentais utilizados nos estabelecimentos comerciais que oferecem ao público os serviços de manicures e pedicuros estudados têm deficiências importantes relacionadas à limpeza e a esterilização dos instrumentais.

Enfermagem em Saúde Pública; Esterilização/métodos; Virus da hepatite B; Virus da hepatite C; Centros de embelezamento e estética


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br