Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias da equipe de enfermagem para o cuidado de idosos na transição hospital-domicílio: revisão integrativa

Estrategias de equipos de enfermería para el cuidado de personas mayores en la transición hospital-domicilio: revisión integradora

Resumo

Objetivo

Buscar na literatura estratégias para equipes de enfermagem na transição de cuidados a pessoas idosas entre o hospital e seu domicílio.

Métodos

Revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados United States National Library of Medicine (Pubmed), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scopus e Web Of Science (WOS), via Portal de Periódicos da Capes. Foram incluídos artigos originais publicados em inglês, espanhol e português sem delimitação no tempo de publicação. O software MAXQDA foi usado na análise de dados qualitativos para gerenciar e codificar os dados.

Resultados

A amostra foi constituída por 14 artigos. Foram identificadas duas categorias de artigos que abordam estratégias de cuidado desempenhadas pela enfermagem na transição de cuidados entre o ambiente hospitalar e a comunidade.

Conclusão

O cuidado de transição é uma estratégia fundamental para promoção da saúde, continuidade do cuidado, prevenção de agravos e reabilitação de pessoas idosas. A enfermagem é a protagonista neste processo.

Cuidado transicional; Equipe de enfermagem; Idoso; Alta do paciente

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br