Acessibilidade / Reportar erro

Vivências familiares no processo de transição de gênero

Vivencias familiares en el proceso de transición de género

Resumo

Objetivo

Analisar as vivências familiares durante o processo transexualizador de um de seus integrantes

Métodos

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 29 entrevistados que compunham dez famílias com ao menos um ente em transição de gênero. A coleta foi realizada no período de janeiro de 2018 a fevereiro de 2019. A Análise de Conteúdo foi feita por técnica analítica.

Resultados

No processo de análise das narrativas, foram identificadas cinco categorias temáticas: “mudanças do corpo como vivência de todos”, “medo do preconceito e da violência”, “busca de escuta e tratamento especializado”, “reconstrução de ideias e valores” e “respeito, tolerância e zelo como cuidado”.

Conclusão

As famílias de pessoas em processo de transição de gênero apresentam mudanças de paradigmas e valores, enfrentam preconceitos e aprendem a cuidar do ente em transição com grande proteção. As dificuldades são enfrentadas com a busca de ajuda especializada − ainda escassa −, e exercitando a cidadania no próprio sistema familiar.

Identidade de gênero; Pessoas transgênero; Relações familiares

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br