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Educação permanente: percepção da enfermagem à luz do pensamento da complexidade

Educación permanente: percepción de la enfermería de acuerdo con el pensamiento complejo

Resumo

Objetivo

Compreender como a equipe de enfermagem percebe e vivencia a Educação Permanente em Saúde em um ambiente hospitalar, à luz do pensamento da complexidade.

Métodos

Estudo qualitativo ancorado no pensamento da complexidade como referencial teórico e na Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Participaram do estudo Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem de um hospital de ensino da região central do Rio Grande do Sul, organizados em três grupos amostrais. Os dados foram coletados entre agosto/2018 e setembro/2019, por meio de entrevistas individuais.

Resultados

Identificou-se um movimento prospectivo de busca pessoal e coletiva, além de um intenso processo de (re)construção de saberes e práticas profissionais. Nessa dinâmica, tanto as abordagens de intervenção quanto as condições do ambiente interno e externo foram de fundamental importância para a compreensão e a (re)significação da aprendizagem como processo educativo interminável.

Conclusão

A compreensão de Educação Permanente em Saúde para a equipe de enfermagem vai muito além de uma política ou cronograma de atividades periódicas. Sugere-se, para tanto, que cada serviço/instituição considere a singularidade e a multidimensionalidade de seus atores, a fim de torná-los protagonistas no processo de (re)significação da aprendizagem continua e permanente.

Educação continuada em enfermagem; Teoria fundamentada; Equipe de assistência ao paciente; Cuidados de enfermagem

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