Acessibilidade / Reportar erro

Risco de violência, doenças autorreferidas e fragilidade em pessoas idosas hospitalizadas

Risk of violence, self-reported diseases and frailty in hospitalized older adults

Riesgo de violencia, enfermedades autodeclaradas y fragilidad en adultos mayores hospitalizados

Resumo

Objetivo

Analisar a relação do risco de violência com doenças autorreferidas e síndrome da fragilidade em pessoas idosas atendidas em instituições hospitalares.

Métodos

Estudo transversal, multicêntrico, realizado com 323 pessoas idosas em dois hospitais universitários da Paraíba. Foram utilizados os instrumentos Hwalek-Sengstock Elder Abuse Screening Test, um questionário de doença autorreferida e o Edmonton Frail Scale. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste Qui-quadrado e Regressão Logística Múltipla.

Resultados

O risco de violência foi associado em pessoas idosas com depressão (p=0,001), artrite ou reumatismo (p<0,001), osteoporose (p<0,001), síndrome da fragilidade (p<0,001). Ademais, aqueles com artrite e síndrome da fragilidade apresentaram, respectivamente, 2,37 [IC= 1,43-3,91] e 3,07 [IC=1,88-4,92] maior probabilidade de sofrerem risco de violência.

Conclusão

Pessoas idosas com doenças crônicas e síndrome da fragilidade estão mais susceptíveis ao risco de violência. Assim, a discussão sobre a temática durante a formação de futuros enfermeiros se faz essencial no que tange os cuidados de enfermagem gerontológicos frente a esse fenômeno.

Exposição à violência; Idoso; Morbidade; Fragilidade; Hospitalização; Inquéritos e questionários

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br