Acessibilidade / Reportar erro

A integração de saúde entre fronteiras internacionais: uma revisão integrativa

Integración de salud atravesando fronteras internacionales: una revisión integrativa

Resumo

Objetivo:

Evidenciar os tipos e a finalidade dos acordos de integração de atenção à saúde que ocorrem em regiões de fronteiras internacionais.

Métodos:

Revisão integrativa de literatura, na qual foram selecionados estudos publicados entre 2006 a 2015, indexados nas bases eletrônicas CINAHL, Clinics Collection, LILACS, MEDLINE, PubMed, Scopus e SocINDEX. Foram incluídos 13 estudos.

Resultados:

Demonstram que os acordos de integração em regiões de fronteiras entre países são dos tipos formais e informais, formalizadas por governos federais ou legislações internacionais. Como finalidade destes acordos, prevalecem os de monitoramento, detecção e controle de doenças em regiões fronteiriças.

Conclusão:

Os acordos estudados objetivam a cooperação para o enfrentamento de dificuldades regionais. As ações de integração tendem a minimizar as assimetrias de saúde das populações fronteiriças.

Descritores
Áreas de fronteira; Saúde na fronteira; Cooperação internacional; Emigração e imigração; Gestão em saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br