Acessibilidade / Reportar erro

Atenção à saúde de crianças e adolescentes com HIV: avaliação da longitudinalidade

Resumo

Objetivo

Avaliar a presença do atributo longitudinalidade da Atenção Primária à Saúde, na experiência de profissionais dos municípios de procedência de crianças e adolescentes com HIV, acompanhados em serviço especializado.

Métodos

Estudo transversal realizado em 25 municípios do Rio Grande do Sul com 527 profissionais da saúde. Utilizou-se questionário de caracterização e o instrumento Primary Care Assessment Tool-Brasil, versão Profissionais. Foram utilizados Teste Qui-Quadrado de Pearson e Regressão de Poisson.

Resultados

A longitudinalidade apresentou-se satisfatória (p=6,96). Associaram-se ao alto escore: profissional com idade menor ou igual a 30 anos (p=,01); formação profissional clínico geral (p 0,03). Foi associado ao alto escore, na Estratégia de Saúde da Família, o tempo suficiente no atendimento aos usuários (p 0,045).

Conclusão

A avaliação indicou o potencial da Atenção Primária à Saúde para o atendimento das crianças e adolescentes com HIV, especialmente em proporcionar o vínculo, determinante para a continuidade da atenção.

Avaliação em enfermagem; Enfermagem de atenção primária; Saúde da criança; Saúde do adolescente

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br