Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de pessoas com estomias intestinais de eliminação

Resumo

Objetivos

Objetivou-se avaliar a qualidade de vida de pessoas com estomias intestinais de eliminação e verificar sua associação com características sociodemográficas e clínicas.

Métodos

Trata-se de estudo descritivo e transversal realizado com 96 pessoas cadastradas em um Programa de estomizados, utilizando o City of Hope - Quality of Life- Ostomy Questionnary.

Resultados

O escore médio de QV total deste estudo foi 6,2 ± 2,8. O maior escore médio foi encontrado no domínio Bem-estar espiritual 7,5 (±1,9) e o menor no domínio Bem-estar social 5,6 (±2,1). As características sociodemográficas (renda per capita, escolaridade, religião) e as características clínicas (permanência e adaptação à estomia, tempo de estomizado para sentir-se confortável, dificuldade para o autocuidado e limitação para realização de atividades diárias) associaram-se a qualidade de vida total e seus domínios (p <0,05).

Conclusão

As estomias intestinais de eliminação interferem na qualidade de vida, principalmente nos âmbitos físico e social.

Estomia; Qualidade de vida; Neoplasias colorretais; Autocuidado

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br