Acessibilidade / Reportar erro

Violência contra a mulher e suas consequências

Objetivo

Analisar as consequências da violência contra a mulher praticada pelo companheiro, na perspectiva das mulheres, como proposta de intervenção do enfermeiro na atenção à saúde.

Métodos

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Referencial teórico sustentado pela Teoria de Enfermagem de Levine. Participaram 16 mulheres que vivenciaram violência pelo companheiro íntimo. Para análise, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados

As consequências da violência à mulher foram distúrbios do sono, alimentação inadequada, falta de energia, dores pelo corpo, hematomas, escoriações, síndrome do pânico, tristeza, solidão e baixa autoestima, que determinaram danos psicoemocionais e físicos.

Conclusão

Foram constatados agravos à integridade da mulher frente aos princípios da conservação de Levine na conservação de energia e integridade estrutural, pessoal e social, considerando a intervenção do enfermeiro essencial ao apoio, à promoção e à reabilitação da saúde da mulher.

Saúde da mulher; Enfermagem de atenção primária; Violência contra a mulher; Violência doméstica; Saúde da família


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br