Resumo
Objetivo
Compreender as experiências de ser adolescente com a doença falciforme.
Métodos
Estudo qualitativo, realizado em unidade de referência no estado da Bahia entre março e junho de 2018. Participaram dez adolescentes com doença falciforme, os dados foram obtidos mediante desenhos-estória com tema e entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise embasada na Teoria Fundamentada nos Dados.
Resultados
A experiência do adolescente com doença falciforme é representada pela categoria central “Buscando ser um adolescente normal, apesar das restrições e da discriminação impostas pela doença falciforme” e mais cinco categorias: “Sentindo-se diferente dos outros adolescentes”, ao perceberem seu crescimento alterado, vivenciarem problemas clínicos e se compararem aos demais adolescentes; “Vivendo com restrições em sua rotina diária”, de ordem física e alimentar demandadas no autocuidado e manejo da doença para o alcance de qualidade de vida; “Vivenciando situações ruins”, na experiência de dor, constantes hospitalizações, medo da morte e incerteza quanto ao futuro; “Sentindo-se um adolescente normal”, quando podiam manter suas atividades sociais com escola, amigos e família; e “Percebendo o estigma”, ao temerem a discriminação e adotarem modos de ocultar que possuíam a doença.
Conclusão
Ao buscar ser um adolescente normal os participantes aspiraram assumir o controle sobre a própria vida, evitar rupturas na rotina e atender às expectativas sociais, protegendo sua identidade de rótulos e discriminação.
Doença crônica; Anemia falciforme; Autocuidado; Discriminação social; Estigma social; Comportamento do adolescente; Adolescente