Silva KL, Barcelos BJ, França BD, Araújo FL, Magalhães IT, Ledo MM.(1515. Silva KL, Barcelos BJ, França BD, Araújo FL, Magalhães IT, Ledo MM. [Between experiments and experiences: challenges for teaching competencies for health promotion in Nursing Education]. Interface (Maynooth). 2018;22(67):1209–20. Portuguese.)
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Analisar o ensino das competências para a PS na formação do enfermeiro, identificando experimentações e experiências nesse processo. |
2018 |
Brasil |
Interface comunicação, saúde e educação / Educação e pesquisa em educação de saúde pública e ambiental/ SciELO |
Estudo Qualitativo/ VI |
A partir do estudo das competências essenciais do CompHP, evidenciou-se que as competências são temporalmente ensinadas no contato com a realidade, por meio de experimentações e experiências. Os resultados indicam que o ensino das competências para a PS e ocorre em diferentes momentos e espaços da formação do enfermeiro, porém a experimentação da PS é determinada por um local e um tempo específico na formação. A prática social no campo da formação das competências é ainda marcada pelo modelo tradicional do ensino e da concepção de PS. O ensino da PS e suas competências ocorre de modo generalista, não sendo, contudo, especificados quais domínios devem ser alcançados. |
Netto, L Silva, KL.(1616. Netto L, Silva KL. [Reflective practice and the development to competencies for health promotion in nurses’ training]. Rev Esc Enferm USP. 2018;52(3):1–9. Portuguese.)
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Analisar a inserção da prática profissional reflexiva como estratégia para o desenvolvimento de competências para PS na formação do enfermeiro. |
2018 |
Brasil |
Revista da Escola de Enfermagem da USP – Enfermagem SciELO, LILACS CINAHL |
Estudo Qualitativo/ VI |
Os contextos mais favoráveis à prática reflexiva para o desenvolvimento das competências para a PS são os que comportam a integração ensino-serviço-comunidade, a interação professor-estudante e o trabalho em equipe. Os discursos dos participantes revelam imprecisão conceitual a respeito da PS. |
Dias IKR, Teixeira OF, Teodoro IP, Maia ER, Lopes MV, Machado MS.(1717. Dias IK, Teixeira OF, Teodoro IP, Maia ER, Lopes MV, Machado MS. [Nursing educators’ perceptions of the domains of the core Competencies framework for health promotion]. Cogitare Enferm . 2018 ]; 23(2):1-9. Portuguese)
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Verificar as perspectivas de docentes de um curso de graduação em enfermagem acerca dos domínios do CompHP, e como estes estão presentes em sua prática. |
2018 |
Brasil |
Cogitare Enfermagem-Enfermagem CINAHL, LILACS |
Estudo Qualitativo/ VI |
Os domínios do CompHP puderam ser evidenciados na prática docente. Dentre os nove domínios estudados, somente quatro se manifestaram nos saberes profissionais. São eles: favorecimento de mudanças, parceria, liderança, e diagnóstico. Nenhum docente demonstrou ter propriedade em mais de um domínio do CompHP |
Carvalho VL, Oliveira AL, Alves IK, Silva RL, Silva CB.(1818. Carvalho VL, Oliveira AL, Alves IK, Silva RL, Silva CB. [Health promotion competencies of undergraduate health professionals] Rev Enferm UFPE. 2017;11(8):3269–78. Portuguese.)
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Avaliar o grau de competências de PS dentre os formandos dos cursos da área da saúde. |
2017 |
Brasil |
Revista enfermagem UFPE on-line/ Ciências da saúde– Enfermagem/ BDENF |
Estudo Quantitativo/ VI |
O estudo utilizou um questionário adaptado, composto pelo conjunto dos 11 domínios de competências do CompHP para avaliar o grau de competências em promoção da saúde e aponta um desenvolvimento aquém do desejável, no que diz respeito às competências necessárias para realização das atividades de PS, durante os cursos de graduação pesquisados. Este fato foi percebido quando os estudantes afirmaram não reconhecer tais competências. |
Silva KL, Gonçalves GA, Santos SB, Machado MF, Rebouças CB, Silva VM, Ximenes LB.(1919. Silva KL, Gonçalves GA, Santos SB, Machado MF, Rebouças CB, Silva VM, et al. Características dos enfermeiros de uma unidade tecnológica: implicações para o cuidado de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2018;71(1):98–105.)
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Reconhecer os domínios de competências de PS no processo formativo de adolescentes realizado por acadêmicos de enfermagem. |
2018 |
Brasil |
Revista Brasileira de Enfermagem / Ciências da saúde – Enfermagem SciELO, PUBMED, LILACS, BDENF, WOS, CINAHL |
Estudo Qualitativo/ VI |
Evidenciaram-se quatro domínios das competências previstas no modelo CompHP: Mudança Ativa; Mediar através de Parceria; Comunicação; e Liderança |
Netto L, Silva KL, Rua MS.(2020. Netto L, Silva KL, Rua MS. Competency building for health promotion and change in the care model. Texto Contexto Enferm. 2016;25(2):2–7.)
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Analisar o desenvolvimento de competências para PS, na perspectiva dos egressos de um curso de enfermagem, e sua relação com o modelo de atenção. |
2016 |
Brasil |
Texto Contexto Enfermagem / Ciências da saúde – Enfermagem/ SciELO |
Estudo Qualitativo VI |
As competências para PS, definidas nos consensos Galwey e CompHP, foram trabalhadas ao longo do processo de formação. Os discursos produzidos demonstram que o desenvolvimento de competências para PS pode favorecer a mudança do modelo assistencial, apesar dos desafios neste processo. As competências de advocacia em saúde, possibilidade de mudança, liderança e parcerias estão presentes nos discursos. |