Gestão com foco na melhoria do cuidado |
Sang J. Communication channels as implementation determinants of performance management framework in Kenya. J Educ Pract. 2016;7(17):28–37.(1111. Sang J. Communication channels as implementation determinants of performance management framework in Kenya. J Educ Pract. 2016;7(17):28–37.) |
África, 2016 |
Modelo de gestão focado na comunicação de processos |
Melhoria da avaliação de desempenho |
ERIC/ Nível 6/ B2 |
Reed GW, Hantz S, Cunningham R, Krishnaswamy A, Ellis SG, Khot U, Rak J, Kapadia SR. Operational Efficiency and productivity improvement initiatives in a large cardiac catheterization laboratory. JACC Cardiovasc Interv. 2018;11(4):329-38.(1212. Reed GW, Hantz S, Cunningham R, Krishnaswamy A, Ellis SG, Khot U, Rak J, Kapadia SR. Operational Efficiency and productivity improvement initiatives in a large cardiac catheterization laboratory. JACC Cardiovasc Interv. 2018 ;11(4):329-38.) |
Estados Unidos da América, 2017 |
Modelo de gestão baseado em sistemas de análise |
Melhoria da satisfação do cliente |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |
Richards MR, Lasater K, McHugh M. A Race to the top? Competitive pressure and magnet adoption among US hospitals 1997-2012. Med Care. 2017;55(4):384–90.(1313. Richards MR, Lasater K, McHugh M. A Race to the top? Competitive pressure and magnet adoption among US hospitals 1997-2012. Med Care. 2017;55(4):384–90.) |
Estados Unidos da América, 2017 |
Modelo de Gestão baseado no Magnet Recognition |
Melhoria da satisfação do cliente |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |
Sze RW, Vera CD, Hogan L, Iyer RS. If Disney ran your pediatric radiology department: a different approach to improving the patient and family experience. Pediatr Radiol. 2019;49(4):493–9.(33. Sze RW, Vera CD, Hogan L, Iyer RS. If Disney ran your pediatric radiology department: a different approach to improving the patient and family experience. Pediatr Radiol. 2019;49(4):493–9.) |
Estados Unidos da América, 2019 |
Modelo de gestão centrado na experiência do cliente |
Melhoria da satisfação do cliente |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B1 |
Mendes RM, Nunes ML, Pinho JA, Gonçalves RB. Organization of rehabilitation care in Portuguese intensive care units. Rev Bras Ter Intensiva. 2018;30(1):57–63.(1414. Mendes RM, Nunes ML, Pinho JA, Gonçalves RB. Organization of rehabilitation care in Portuguese intensive care units. Rev Bras Ter Intensiva. 2018;30(1):57–63.) |
Portugal, 2018 |
Modelo de gestão centrado na experiência do cliente |
Melhoria da satisfação do cliente |
BVS/ Nível 4/ B1 |
Fiorio CV, Gorli M, Verzillo S. Avaliando a mudança organizacional na atenção à saúde: o modelo hospitalar centrado no paciente. BMC Health Serv Res. 2018;18(1):95. (1515. Fiorio CV, Gorli M, Verzillo S. Avaliando a mudança organizacional na atenção à saúde: o modelo hospitalar centrado no paciente. BMC Health Serv Res. 2018;18(1):95.) |
Itália, 2018 |
Modelo de gestão centrado na experiência do cliente |
Melhoria da satisfação do cliente |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ A2 |
Gestão com ênfase na eficiência dos serviços |
Morrison J, Palumbo MV, Rambur B. Reducing preventable hospitalizations with two models of transitional care. J Nurs Scholarsh. 2016;48(3):322–9.(1616. Morrison J, Palumbo MV, Rambur B. Reducing preventable hospitalizations with two models of transitional care. J Nurs Scholarsh. 2016;48(3):322–9.) |
Estados Unidos da América, 2016 |
Modelo de gestão com foco na redução da readmissão hospitalar |
Melhoria dos resultados operacionais |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B1 |
Thomas D, Borchert M, Brockhaus N, Jäschke L, Schmitz G, Wasem J. [Service productivity in hospital nursing--conceptual framework of a productivity analysis]. Gesundheitswesen. 2015;77(1):e1-7. German.(1717. Thomas D, Borchert M, Brockhaus N, Jäschke L, Schmitz G, Wasem J. [Service productivity in hospital nursing--conceptual framework of a productivity analysis]. Gesundheitswesen. 2015;77(1):e1-7. German.) |
Alemanha, 2015 |
Modelo de gestão com foco na análise da produtividade |
Criação de um modelo de produtividade integrada |
PUBMED/ MEDLINE Nível 1/ B2 |
Dubois CA, D’amour D, Tchouaket E, Clarke S, Rivard M, Blais R. Associations of patient safety outcomes with models of nursing care organization at unit level in hospitals. Int J Qual Health Care. 2013;25(2):110–7.(1818. Dubois CA, D’amour D, Tchouaket E, Clarke S, Rivard M, Blais R. Associations of patient safety outcomes with models of nursing care organization at unit level in hospitals. Int J Qual Health Care. 2013;25(2):110–7.) |
Canadá, 2013 |
Modelo de gestão com foco na análise da produtividade |
Melhoria dos resultados operacionais |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B1 |
Procter S, Wilson PM, Brooks F, Kendall S. Success and failure in integrated models of nursing for long term conditions: multiple case studies of whole systems. Int J Nurs Stud. 2013;50(5):632–43.(1919. Procter S, Wilson PM, Brooks F, Kendall S. Success and failure in integrated models of nursing for long term conditions: multiple case studies of whole systems. Int J Nurs Stud. 2013;50(5):632–43.) |
Inglaterra, 2013 |
Modelo de gestão centrado nos cuidados primários |
Melhoria dos resultados operacionais com redução de internações hospitalares |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ A1 |
Vergílio MS, Toledo VP, Silva EM. Workshops as a democratic proposal in order to change the supervision work in nursing. Rev Bras Enferm. 2018;71(4):2050–4.(2020. Vergílio MS, Toledo VP, Silva EM. Workshops as a democratic proposal in order to change the supervision work in nursing. Rev Bras Enferm. 2018;71(4):2050–4.) |
Brasil, 2018 |
Modelo de gestão tradicional pautado nas teorias administrativas. |
Análise da produtividade por meio de controle/ supervisão |
SCIELO Nível 5/ A2 |
Silva VL, Camelo SH, Soares MI, Resck ZM, Chaves LD, Santos FC, et al. Leadership practices in hospital nursing: a self of manager nurses. Rev Esc Enferm USP. 2017;51(0):e03206.(66. Silva VL, Camelo SH, Soares MI, Resck ZM, Chaves LD, Santos FC, et al. Leadership practices in hospital nursing: a self of manager nurses. Rev Esc Enferm USP. 2017;51(0):e03206.) |
Brasil, 2016 |
Modelo de gestão pautado na liderança transformacional |
Melhoria dos resultados com o uso estratégico da liderança |
SCIELO Nível 4/ A2 |
Gestão voltada aos custos hospitalares |
Zanotto G, D’Onofrio A, Della Bella P, Solimene F, Pisanò EC, Iacopino S, et al. Organizational model and reactions to alerts in remote monitoring of cardiac implantable electronic devices: A survey from the Home Monitoring Expert Alliance project. Clin Cardiol. 2019;42(1):76–83.(2121. Zanotto G, D’Onofrio A, Della Bella P, Solimene F, Pisanò EC, Iacopino S, et al. Organizational model and reactions to alerts in remote monitoring of cardiac implantable electronic devices: A survey from the Home Monitoring Expert Alliance project. Clin Cardiol. 2019;42(1):76–83.) |
Itália, 2019 |
Modelo de gestão baseado em sistemas de análise |
Melhoria dos resultados operacionais |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |
O’Leary KJ, Johnson JK, Manojlovich M, Goldstein JD, Lee J, Williams MV. Redesigning systems to improve teamwork and quality for hospitalized patients (RESET): study protocol evaluating the effect of mentored implementation to redesign clinical microsystems. BMC Health Serv Res. 2019;19(1):293.(2222. O’Leary KJ, Johnson JK, Manojlovich M, Goldstein JD, Lee J, Williams MV. Redesigning systems to improve teamwork and quality for hospitalized patients (RESET): study protocol evaluating the effect of mentored implementation to redesign clinical microsystems. BMC Health Serv Res. 2019;19(1):293.) |
USA, 2019 |
Modelo de gestão baseado no Advanced and Integrated MicroSystems (AIMS) |
Melhoria dos resultados operacionais |
PUBMED/ MEDLINE Nível 3/A2 |
Yi L, Hao A, Hu M, Huang P, Yuan H, Xing M. Construction and application of a refined hospital management chain. Cell Biochem Biophys. 2015;72(1):19–22.(2323. Yi L, Hao A, Hu M, Huang P, Yuan H, Xing M. Construction and application of a refined hospital management chain. Cell Biochem Biophys. 2015;72(1):19–22.) |
China, 2014 |
Construção e aplicação de uma Cadeia de Gestão Hospitalar |
Otimizar o processo de fluxo, reduzir o desperdício |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |
Xiang X, Robinson-Lane SG, Rosenberg W, Alvarez R. Implementing and sustaining evidence-based practice in health care: The Bridge Model experience. J Gerontol Soc Work. 2018;61(3):280–94.(2424. Xiang X, Robinson-Lane SG, Rosenberg W, Alvarez R. Implementing and sustaining evidence-based practice in health care: The Bridge Model experience. J Gerontol Soc Work. 2018;61(3):280–94.) |
Estados Unidos da América, 2018 |
Modelo Bridge |
Foco em promover a saúde social baseada no trabalho de intervenção para reduzir readmissões hospitalares |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |