Objetivo Identificar as condições clínicas e comportamento de procura de cuidados de saúde pelo paciente renal crônico no itinerário terapêutico para a hemodiálise.
Métodos Estudo qualitativo, descritivo e exploratório a partir de entrevista com dez pacientes de uma clínica de terapia renal substitutiva em tratamento hemodialítico e análise resultante da utilização da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo por meio do software qualiquantisofty.
Resultados As condições clínicas no itinerário terapêutico evidenciaram sintomas de mal-estar e o perfil das doenças de base identificadas foram nefroesclerose hipertensiva, nefroesclerose diabética, causa indeterminada e nefroesclerose diabética associada com hipertensão arterial. Os comportamentos que prejudicaram o controle de saúde foram à demora no atendimento na rede de saúde, a não aceitação da doença e do tratamento.
Conclusão Poucos tiveram acompanhamento precoce, sem manifestação de sintomas. Todavia, a maioria deles tiveram internação hospitalar de maneira repentina.
Cuidados de enfermagem; Enfermagem em saúde pública; Insuficiência renal crônica; Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde; Pesquisa qualitativa