Resumo
Objetivo
Identificar o entendimento sobre biossegurança e segurança do paciente na visão de professores e estudantes de enfermagem, no contexto de Brasil e Portugal.
Métodos
Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, composto de 14 professores e 44 estudantes de três instituições públicas de ensino, sendo duas brasileiras e uma portuguesa. Incluíram-se no estudo os estudantes das últimas fases dos cursos de nível médio, graduação e licenciatura, por já terem contemplados eixos relativos à biossegurança e a segurança do paciente, além dos respectivos professores da fase. A coleta se deu por triangulação, com uso de entrevistas e observação. Para a organização e a análise, usaram-se recursos do software para pesquisas qualitativas Atlas.ti 22 e preceitos da análise de conteúdo temática.
Resultados
Ficou evidente, nos dois países, que os professores e estudantes reconheceram as premissas que envolviam a biossegurança e a segurança do paciente, devendo compor o ensino de enfermagem em sua transversalidade, ressaltando que biossegurança e segurança se inter-relacionavam na prevenção dos eventos adversos. Foi notória a importância do cuidado de si e do outro, da influência do arcabouço normativo na orientação da prática e da existência de fragilidades no conhecimento e na aplicação prática.
Conclusão
O ensino e as normas da biossegurança e da segurança do paciente, como também do conhecimento dos professores e dos estudantes sobre os temas influenciam na prática segura e na qualidade dos cuidados de enfermagem. A solidez desses conhecimentos é essencial em crises sanitárias, assumindo relevância ímpar na prevenção das infecções e na sensibilização, para o dever do comportamento seguro em saúde.
Educação em enfermagem; Contenção de riscos biológicos; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Segurança do paciente