Acessibilidade / Reportar erro

Adesão ao tratamento do diabetes mellitus e variáveis sociodemográficas, clinicas e de controle metabólico

Objetivo

Investigar a associação entre a adesão ao tratamento da diabetes mellitus tipo 2 e variáveis sociodemográficas, clínicas e de controle metabólico.

Métodos

Estudo transversal que incluiu 417 pacientes com diabetes mellitus. O instrumento de pesquisa foi um questionário contendo as variáveis do estudo; Medida de Adesão ao tratamento; Questionário de Frequência de Consumo Alimentar e Questionário Internacional de Atividade Física. Para análise dos dados utilizou-se o Teste Exato de Fisher.

Resultados

Cerca de 98,3% apresentaram não adesão ao plano alimentar, 41,9% à atividade física e 15,8% ao tratamento medicamentoso.

Conclusão

Não houve associação entre a adesão ao tratamento da diabetes mellitus tipo 2 e o sexo, idade, anos de estudo, tempo de diagnóstico e as variáveis de controle metabólico.

Adesão à medicação; Diabetes mellitus/enfermagem; Cuidados de enfermagem; Enfermagem de atenção primária; Atenção primária à saúde


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br