Resumo
Objetivo Identificar os diagnósticos de enfermagem em crianças com doenças renais e analisar a associação entre esses diagnósticos, suas características definidoras e os fatores relacionados ou de risco.
Métodos Estudo transversal, quantitativo, realizado com 68 crianças internadas em um Hospital Universitário no Nordeste do Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista e exame físico. A elaboração dos diagnósticos foi processual e os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial.
Resultados Identificaram-se 13 diagnósticos. Os mais frequentes tiveram relação estatisticamente significativa com seus componentes e estavam inseridos nos domínios promoção da saúde, eliminação/troca, nutrição, segurança/proteção e atividade/repouso.
Conclusão Os diagnósticos de enfermagem mais prevalentes foram volume de líquidos excessivo, risco de infecção, eliminação urinária prejudicada, fadiga e proteção ineficaz. Em geral, as características definidoras e os fatores dos diagnósticos apresentaram associação significante.
Processos de enfermagem; Diagnósticos de enfermagem; Enfermagem pediátrica; Nefropatia; Criança; Entrevista