Acessibilidade / Reportar erro

Práxis das equipes saúde da família no cuidado com paciente oncológico

Praxis de los equipos de Unidades de Salud de la Familia en el cuidado de pacientes oncológicos

Resumo

Objetivo

Refletir acerca dos atributos da Atenção Primária à Saúde e identificar potencialidades e fragilidades do cuidado efetivado ao paciente oncológico.

Métodos

Estudo do tipo pesquisa-ação, realizado por meio de oficinas educativas, com profissionais que atuavam em cinco unidades de saúde da família. Os dados foram coletados no período de janeiro a setembro de 2017, e seu tratamento se deu por análise de conteúdo.

Resultados

Considerando os atributos da Atenção Primária à Saúde, os trabalhadores da Estratégias Saúde da Família refletiram sobre a práxis assistencial, emergindo a categoria temática “Saberes e práticas de profissionais de saúde na assistência oncológica: um olhar sobre a realidade”.

Conclusão

Implementar uma prática educativa possibilitou pautar aspectos importantes sobre o cuidado efetivo ao paciente oncológico. Ainda, utilizar a metodologia embasada na pesquisa-ação teve potencial de produzir nos trabalhadores reflexões sobre o fazer assistencial e, na mesma medida, identificar potencialidades e fragilidades, o que implicou em analisá-las e superá-las.

Atenção primária à saúde; Estratégia saúde da família; Oncologia; Pesquisa sobre serviços de saúde; Saúde da família

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br