Objetivo Avaliar os cursos de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância sob a perspectiva dos discentes.
Métodos Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizado com 484 alunos concluintes. Para a avaliação foi utilizado instrumento dividido nas categorias: local de acesso, horas de dedicação, professores; tutores, expectativas dos alunos e avaliação geral. A associação entre as variáveis numéricas foi realizada por meio do teste Qui-quadrado de Pearson, e a confiabilidade da medição por meio do coeficiente Alfa de Cronbach.
Resultados Os principais resultados demonstraram que os discentes se sentiram acolhidos pelos tutores e professores, e que os dois cursos contribuíram para melhorar o desempenho profissional e o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão.
Conclusão Os cursos foram avaliados positivamente e mostraram-se úteis como ferramenta de capacitação de Enfermeiros visando fomentar a transformação do cenário gerencial da Enfermagem brasileira.
Educação à distância; Educação em enfermagem; Educação de pósgraduação em enfermagem; Avaliação educacional; Gestão em saúde