Acessibilidade / Reportar erro

Curativo gel de clorexidina no transplante de células-tronco hematopoéticas

Vendaje gel de clorhexidina en el trasplante de células madre hematopoyéticas

Resumo

Objetivo

Acompanhar o uso do curativo gel de clorexidina em cateter venoso central de crianças e adultos submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas para verificar a ocorrência de infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter e irritação cutânea na vigência deste curativo.

Métodos

Estudo observacional e prospectivo, com 25 pacientes com cateter venoso central inserido para realização do transplante de células-tronco hematopoéticas. Diariamente avaliou-se as características do curativo, da pele, clínicas do paciente e relacionadas a infecção. Os pacientes foram acompanhados a partir do primeiro dia da inserção do CVC até a sua remoção, até o limite de 45 dias a partir da data de inserção do CVC.

Resultados

A infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter ocorreu em 28% dos pacientes, houve associação entre neutropenia febril e infecção (p<0,01). A irritação cutânea foi identificada em 24% dos pacientes. Não foi identificada associação entre infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter e a irritação cutânea (p=0,51). Houve associação significativa entre irritação cutânea e suspensão do uso do curativo (p=0,03). As trocas não programadas ocorreram em 50% das trocas identificadas e o principal motivo foi a presença de sangue no curativo (57,8%).

Conclusão

O uso do curativo gel de clorexidina em pacientes submetidos ao TCTH demonstrou ser uma medida eficaz na redução da ocorrência de infecções relacionadas ao cateter, quando comparado aos dados da literatura. Os casos de ICSRC encontrados foram associados, principalmente, à condição de neutropenia, muito comum nesta população. Os casos de irritação cutânea relacionados ao curativo identificados e a presença de sangue como principal motivo de troca não programada salientam a importância do conhecimento relacionado ao uso do curativo por parte dos enfermeiros assistenciais, a fim de criar protocolos que indiquem o uso e manejo do curativo com segurança.

Transplante de células-tronco hematopoéticas; Infecções relacionadas a cateter; Cateteres venosos centrais; Clorexidina; Curativos hidrocoloides

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br