Resumo
Objetivo
Avaliar a adaptação psicológica, por meio da aceitação da doença, e sua relação com o estresse percebido e valores de hemoglobina glicada A1c de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, antes e após participarem de intervenções educativas em grupo.
Métodos
Estudo quase-experimental desenvolvido em unidade ambulatorial, tendo sido realizadas entrevistas com os sujeitos antes e após eles participarem de intervenções educativas em grupo, utilizando Mapas de Conversação em Diabetes.
Resultados
Os pacientes entrevistados apresentaram melhora da aceitação da doença após as intervenções. Verificou-se relação inversa entre a aceitação da doença, o estresse percebido e a média de hemoglobina glicada A1c, antes e após as intervenções.
Conclusão
A aceitação da doença pode melhorar após intervenções educativas em grupo. Maiores escores de aceitação da doença foram relacionados a menores escores de estresse percebido e a menores médias de hemoglobina glicada A1c.
Adaptação psicológica; Diabetes mellitus tipo 2; Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde; Cuidados de enfermagem