Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação psicológica e aceitação do diabetesmellitus tipo 2

Psychological adaptation to and acceptance of type 2 diabetesmellitus

Resumo

Objetivo

Avaliar a adaptação psicológica, por meio da aceitação da doença, e sua relação com o estresse percebido e valores de hemoglobina glicada A1c de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, antes e após participarem de intervenções educativas em grupo.

Métodos

Estudo quase-experimental desenvolvido em unidade ambulatorial, tendo sido realizadas entrevistas com os sujeitos antes e após eles participarem de intervenções educativas em grupo, utilizando Mapas de Conversação em Diabetes.

Resultados

Os pacientes entrevistados apresentaram melhora da aceitação da doença após as intervenções. Verificou-se relação inversa entre a aceitação da doença, o estresse percebido e a média de hemoglobina glicada A1c, antes e após as intervenções.

Conclusão

A aceitação da doença pode melhorar após intervenções educativas em grupo. Maiores escores de aceitação da doença foram relacionados a menores escores de estresse percebido e a menores médias de hemoglobina glicada A1c.

Adaptação psicológica; Diabetes mellitus tipo 2; Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde; Cuidados de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br