Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos de avaliação do risco de prolongamento de internação hospitalar

Instrumentos de evaluación del riesgo de prolongar la internación hospitalaria

Resumo

Objetivo:

Mapear a existência de instrumentos para avaliação do risco de prolongamento do tempo de internação com retardo da alta hospitalar do paciente.

Métodos:

Efetuada revisão da literatura do tipo scoping de acordo com o proposto pela Joanna Briggs Institute. Efetuada pesquisa na plataforma eletrônica da Ebscohost: Medline, Cinahl, MedicLatina, Cochrane Data Base of Systematic Reviews; na PubMed, em repositórios (RIMAS, RIAP RIUIS, RCAAP e Veritati) e no Google Scholar. Consultadas as referências bibliográficas dos documentos selecionados.

Resultados:

Da pesquisa efetuada selecionaram-se 7 artigos para análise, que abordavam 4 instrumentos: Patient Status of Continence, Ambulation, Age, Social Background and Thought Processes; 4-Score, Blaylock Risk Assessment Screen e The Multidisciplinary Record.

Conclusão:

O risco de prolongamento do tempo de internação com retardo da alta hospitalar pode ser avaliado através de 4 tipos de instrumentos. Esta avaliação foca-se principalmente na função cognitiva do paciente, na sua idade, no seu nível de dependência nas atividades de vida diárias, na sua mobilidade e apoio social de que dispõe, apostando-se num planejamento de alta precoce e preventivo.

Descritores
Medição de risco; Tempo de internação; Alta do paciente; Literatura de revisão como assunto

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br