Acessibilidade / Reportar erro

DEZ MESES, NOVE NOITES: A COLABORAÇÃO ENTRE ARTISTAS E CIENTISTAS NA REALIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO 9 EVENINGS* * Este artigo é decorrente da dissertação “Contraste como estratégia visual de pensamento: arte, ciência e cinematografia” apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Histórias das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2015.

TEN MONTHS, NINE NIGHTS: THE COLLABORATION BETWEEN ARTISTS AND SCIENTISTS IN THE EXHIBITION 9 EVENINGS

DIEZ MESES, NUEVE NOCHES: LA COLABORACIÓN ENTRE ARTISTAS Y CIENTÍFICOS EN LA REALIZACIÓN DE LA EXPOSICIÓN 9 EVENINGS

RESUMO

O artigo investiga o contexto de emergência das obras apresentadas no evento 9 Evenings: Theatre and Engineering, realizado em Nova York em outubro de 1966, analisando tanto o ambiente cultural nova-iorquino, quanto o processo de colaboração entre artistas e engenheiros que resultou na exposição. Em relação a este último, o trabalho sublinha o papel decisivo dos diagramas desenvolvidos por Herb Schneider para a interlocução produtiva entre os participantes do evento, considerado uma das mais longas e bem sucedidas colaborações criativas entre artistas e cientistas de que se tem notícia.

PALAVRAS-CHAVE
9 Evenings; Happening; Performance; Diagrama; Arte e ciência

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br