Acessibilidade / Reportar erro

Educação pela fotografia: uma apresentação para workplace/werkplaza

Educação pela fotografia: uma apresentação para workplace/werkplaza

Gilberto Mariotti

Nota 1;

"As novas situações se tornarão reais quando aparecerem na fotografia. Antes, não passam de virtualidades". Vilém Flusser, em Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.

Nota 2;

Ao comentar seus "non-sites" em entrevista a P. Norvell (1969), R. Smithson aponta: "Perhaps, ever since the invention of the photograph we have seen the world through photographs and not the other way around. In a sense, perception has to decant itself of old notions of naturalism or realism". Mesmo seus "non-sites", que problematizam a representação da paisagem enquanto visão de um todo construído, idealizado, desideologizando o lugar calmo do naturalismo, serão realizados como imagens em sala de aula, a pretexto de socialização.

Nota 3;

"Um fato de primordial importância social é o de que a fotografia é uma local de trabalho, um espaço estruturado e estruturador dentro do qual o leitor distribui, e é distribuído por, quaisquer códigos com os quais ele ou ela tenha familiaridade, de modo a fazer sentido". Victor Burgin, em Olhando fotografias.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2008
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br