Reversível
Nestor Gutierrez
"E foi precisamente aqui em São Paulo, estimulado pela pujança desta cidade fabulosa e coerentemente com os votos já expressados, que o Presidente Pérez formulou uma oferta. Dialogando com a representação dos mais importantes setores paulistas afirmou: 'O coração sem fronteiras de Miranda, o homem-continente, o homem universal sem invejas nem receios, nem exclusões, está presente hoje em minha recordação e em meu coração venezuelano para oferecê-lo como uma homenagem que desejamos prestar a São Paulo. E ofereço, se a cidade o aceita, que se erga a sua estátua para perpetuar, neste primeiro contato, nossa admiração por esta cidade e por seu povo. Industriais e agricultores verão nesse homem uma expressão da América eterna, da América confiante em seu porvir seguro, com o instrumento irrenunciável de sua integração. Sua vocação redentora concebeu ontem, naquele longínquo 1806, o que é hoje a lição que irradia São Paulo: unidade e ação'.
"Industriais e agricultores verão nesse homem uma ex-pressão da américa eterna, da américa confiante em seu porvir seguro, com o instrumento irrenunciável de sua integração."
* As citações são trechos tirados do discurso proferido em São Paulo pelo Exmo. Sr. Dr. J.L. Salcedo-Bastardo, Ministro de Estado para a Ciência, a Tecnologia e a Cultura, na Inauguração do Monumento a Francisco de Miranda, Precursor da Independência da América Latina, em 16 de outubro de 1978.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Mar 2011 -
Data do Fascículo
2008