Acessibilidade / Reportar erro

O cinema e a imagem verdadeira1 1 .Este artigo é fruto de pesquisa realizada com apoio da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo., sob modalidade Auxílio Regular e Processo nº 2010/11098-3..

Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cultura do Cristianismo que difunde a crença na imagem como prova da existência do Salvador, estabelecendo desta maneira uma identificação entre suporte material, representação e realidade que repercutirá no cinema.

ontologia; André Bazin; realismo cinematográfico; Cristianismo


Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br