Acessibilidade / Reportar erro

Efeito de genótipos de feijoeiro, inseticida e produtos naturais no controle Bemisia tabaci (Gennadius) biotipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) e Caliothrips phaseoli (Hood) (Thysanoptera: Thripidae)

Avaliou-se a influência de genótipos de feijoeiro associado à aplicação de óleo de nim e inseticida no controle de B. tabaci (Gennadius) biótipo B e C. phaseoli (Hood) na época de semeadura "das águas". O delineamento experimental utilizados foi o de blocos casualizados dispostos em um esquema fatorial 4 x 3 x 3, representado por variedades, óleo de nim e inseticidas, respectivamente, com três repetições. Utilizaram-se os genótipos Carioca, IAC Harmonia, IAC Centauro e Pérola. As avaliações foram realizadas dos 14 aos 42 dias após a emergência das plantas, contando-se o número de ovos e ninfas de B. tabaci biótipo B e ninfas de C. phaseoli nos folíolos dos genótipos. Concluiu-se: o número de ovos e ninfas de B. tabaci biótipo B foi menor em IAC Centauro e maior em IAC Harmonia. Os genótipos testados foram igualmente infestados por C. phaseoli. IAC Centauro e IAC Harmonia associado ao óleo de nim e com destaque a dose cheia (1,0%), propiciaram menor número de ovos de mosca branca e de ninfas tripes, e o último deles atuou reduzindo o número de ninfas de mosca branca. Nos genótipos testados o inseticida proporcionou redução no número de ovos e ninfas de mosca branca e de ninfas de tripes, com incremento na dose recomendada.

Bemisia tabaci biótipo B; Caliothrips phaseoli; Phaseolus vulgaris; resistência de plantas


Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM Av. Colombo, 5790, bloco 40, 87020-900 - Maringá PR/ Brasil, Tel.: (55 44) 3011-4253, Fax: (55 44) 3011-1392 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: actaagron@uem.br