Acessibilidade / Reportar erro

Seletividade de inseticidas às diferentes fases de desenvolvimento do predador Doru luteipes (Scudder) (Dermaptera: Forficulidae)

Selectivity of insecticides to different developmental stages of the predator Doru luteipes (Scudder) (Dermaptera: Forficulidae)

O predador Doru luteipes (Scudder) é um dos principais reguladores da população de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) e Helicoverpa zea (Boddie) na cultura de milho (Zea mays). O objetivo do trabalho foi estudar a seletividade de cinco inseticidas químicos (deltametrina, lambdacialotrina, permetrina, diflubenzuron e triflumuron) e dois microbianos [Baculovirus e Bacillus thuringiensis (Berliner)] sobre as diferentes fases de desenvolvimento do predador. Ovos e ninfas dos quatro ínstares receberam os inseticidas diretamente através de um pulverizador acoplado a uma esteira rolante. Adultos do predador receberam como alimento posturas de S. frugiperda, que foram pulverizadas com os diferentes inseticidas. Para os ovos, houve um efeito letal pronunciado com os inibidores de crescimento diflubenzuron (81,8% de mortalidade) e triflumuron (78,6%), sendo este também tóxico para os ínstares ninfais (69,6%). Os inseticidas biológicos Baculovirus e B. thuringiensis foram seletivos a todas as fases do predador. A sobrevivência do predador aos inseticidas foi crescente com o instar do inseto (S = 39,5 + 7,79 I, R2² = 0,87). Os adultos foram tolerantes a todos os inseticidas (95,3% de sobrevivência).

Insecta; controle biológico; tesourinha; manejo integrado de pragas


Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br