Open-access AS CONTRIBUIÇÕES DAS VISITAS EM ÁREAS PROTEGIDAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Resumo

Estudos mostram a importância das visitas escolares em áreas protegidas e algumas de suas fragilidades. Porém, há necessidade de se compreender melhor o papel educativo desses momentos. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições dessas visitas para a educação escolar, considerando as concepções e práticas dos envolvidos na visitação. Neste estudo, foram realizadas observações das visitas e entrevistas com representantes das áreas e professores das escolas visitantes. Considerando o papel da escola, as visitas observadas e as concepções dos professores visitantes e dos representantes das áreas protegidas, concluiu-se que as visitas escolares monitoradas contribuem para a educação escolar por meio da oportunidade da visita (como parte da formação cidadã), da vivência no ambiente natural proporcionada aos alunos e da contribuição ao trabalho docente em uma atividade prática.

Palavras-chave:  áreas protegidas; unidades de conservação; educação ambiental; escolas; visitas

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