Resumo em Português:
O objetivo é oferecer uma análise da produção científica sobre sustentabilidade em ecologia e economia, nas décadas marcadas pelo intervalo entre Rio92 e Rio+20. Pretende-se observar as transformações conceituais do termo nas ciências que alimentam, de forma hegemônica, o debate sobre meio ambiente e desenvolvimento. O foco está na tensão entre disciplinaridade e interdisciplinaridade no contexto de estabelecimento da relação entre artefato científico e propositividade política. Assim, foram analisados quinze dentre os vinte e cinco artigos mais citados no sítio web of science em cada ciência, sobre os temas "sustainability" e "sustainable", entre 1990 e 2009. A análise fundamentou-se na teoria da modernização reflexiva e nos estudos sociais da ciência. Como resultado geral, sugere-se a existência de uma "interdisciplinaridade disciplinar" entre economia e ecologia, o que facilita suas conexões e operacionalidades, mas dificulta a inserção de elementos socioculturais no debate.Resumo em Espanhol:
El objetivo es ofrecer un análisis de producción científica sobre sustentabilidad en ecología y economía, entre Rio92 y Rio+20. El propósito es observar su transmutación conceptual en las ciencias que alimentan, hegemónicamente, el debate público sobre medio ambiente y desarrollo. El enfoque está en la tensión entre disciplinariedad e interdisciplinariedad en el contexto de establecimiento de la relación entre artefacto científico y propositividad política. Por lo tanto, se analizaron quince de los veinticinco artículos más citados en la página web "web of science" tanto en ecología como en economía, sobre los temas "sustainability" y "sustainable" entre 1990 y 2009. El análisis fue fundamentado en la teoría de la modernización reflexiva y en los estudios sociales de la ciencia. Como resultado, se sugiere que existe una "interdisciplinariedad disciplinar" entre economía y ecología, que facilita sus conexiones y operaciones, sin embargo, también dificulta la inserción de elemento socioculturales al debate.Resumo em Inglês:
This work presents an analysis of the scientific production about sustainability in ecology and economy areas in the period between Rio92 and Rio+20. The focus is in the stress between disciplinarity and interdisciplinarity in the context of the establishment of the relation between scientific artifact and politic propositiveness. Thus, this study analyzed fifteen articles among the twenty five most quoted articles in the website "web of Science" both in ecology and economy, regarding "sustainability" and "sustainable" topics between 1990 and 2009. The analysis was founded in the theory of reflective modernization and in social studies of science. Finally, this study suggests the existence of a "disciplinary interdisciplinarity" between economy and ecology that facilitates its connections and operations; however it also hinders the insertion of socio-cultural elements to the debate.Resumo em Português:
O conceito de governança vem sendo discutido enquanto uma nova forma de gestão de recursos naturais por incorporar a participação de atores sociais no planejamento de políticas ambientais. O objetivo deste texto é verificar de que modo a vulnerabilidade social associada ao saneamento ambiental relaciona-se a injustiça ambiental no Brasil. O trabalho analisa situações de desigualdade, a partir da sistematização de informações realizada por meio de revisão bibliográfica. A análise ressalta a importância de uma boa governança, considerando o papel fundamental das políticas públicas no combate às desigualdades socioambientais. Assim, é importante considerar: a integração das políticas de água com as de solo, bem como programas, agentes e instituições que desenvolvam atividades conjuntas; a prioridade de saneamento ambiental para populações pobres, além do estabelecimento de subsídios; por fim a diferenciação dos usuários na cobrança pelo uso da água, atuando no equilíbrio entre a preservação do recurso e a promoção dos usos múltiplos.Resumo em Espanhol:
El concepto de gobernabilidad se ha discutido como una nueva forma de gestión de los recursos naturales mediante la incorporación de la participación de los actores sociales en la formulación de políticas ambientales. El objetivo de este estudio es examinar cómo la vulnerabilidad social asociada a servicios de saneamiento se relaciona con la injusticia ambiental en Brasil. El artículo analiza situaciones de desigualdad, a partir de la sistematización de la información utilizando la revisión de la literatura. El análisis pone de relieve la importancia de la buena gobernanza, teniendo en cuenta el papel de las políticas públicas para combatir las desigualdades. Por lo tanto, es importante tener en cuenta: la integración de las políticas del agua con el suelo, la prioridad de saneamiento ambiental para los pobres y la diferenciación de los usuarios en los cargos de uso de agua, que actúa sobre el equilibrio entre la preservación de los recursos y la promoción de usos múltiples.Resumo em Inglês:
The concept of governance has been discussed as a new form of management of natural resources by incorporating the participation of social actors in environmental policymaking. The objective of this study is to examine how the social vulnerability associated to environmental sanitation relates to environmental injustice in Brazil. The paper analyses situations of inequality, based on the systematization of information by literature review. The analysis highlights the importance of good governance, considering the fundamental role of public policies to combat social and environmental inequalities. Thus, it is important to consider: the integration of water policies with the soil, as well as programs, actors and institutions to develop joint activities, the priority of environmental sanitation for the poor, and the establishment of subsidies and finally the differentiation of users in water use charges, acting on the balance between resource preservation and promotion of multiple uses.Resumo em Português:
No Brasil, embora o sistema de gerenciamento de recursos hídricos (RH) tenha representado grande avanço, muito ainda pode ser feito no sentido de aprimorálo. A Diretiva Quadro da Água (DQA), o modelo de gerenciamento de RH europeu, reconhece que uma gestão baseada na qualidade ecológica é a maneira mais eficaz de garantir a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados. Neste artigo será feita uma avaliação crítica da DQA visando compreender seus princípios para avaliar as dificuldades de sua aplicação no Brasil. Observou-se que existe capacidade científica para avançar na incorporação de novos instrumentos da DQA, principalmente no estado de São Paulo, entretanto, é preciso que existam sistemas de saneamento e monitoramento adequados e especialmente decisão política e rigor na aplicação destes novos instrumentos, caso contrário a incorporação da DQA fica inviável.Resumo em Espanhol:
En Brasil, aunque el sistema de gestión de los recursos hídricos (RH) ha representado durante mucho tiempo un gran avance todavía se puede hacer para mejorarlo. La Directiva Marco del Agua (DMA), el modelo de gestión de RH Europea, reconoce que la gestión basada en la calidad ecológica es la manera más eficaz de garantizar la disponibilidad suficiente de agua en los estándares de calidad adecuados. En este artículo, habrá una evaluación crítica de la DMA, a fin de comprender sus principios para evaluar las dificultades de su aplicación en Brasil. Se observó que existe una capacidad científica para avanzar en la incorporación de nuevos instrumentos de la DMA, principalmente en São Paulo, sin embargo, debe haber sistemas de saneamiento y vigilancia adecuado y la decisión política y en especial rigor en la aplicación de estas nuevas herramientas, de lo contrario la incorporación de la DMA es inviable.Resumo em Inglês:
In Brazil, although the local water resource management (WRM) system has shown progress, many improvements are still required. The Water Framework Directive (WFD), the European WRM model, recognizes that the ecological quality of ecosystems is the most effective way to ensure sufficient availability of water in adequate quality standards. In this paper WFD will be critically reviewed in order to understand its principles to assess the difficulties of its application in Brazil. It was observed that there is scientific capacity to incorporate new instruments of WFD, mainly in São Paulo, however, there must be adequate sanitation and monitoring systems and especially political decision and rigor in the application of these new tools, otherwise the incorporation of the WFD is unviable.Resumo em Português:
Este artigo analisa de modo comparativo os modelos de gestão de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios catarinenses de Indaial e de Itapema. O contexto foi descrito a partir de uma síntese do diagnóstico sobre a situação da água e do esgoto em nível global e nacional e do marco regulatório de água e saneamento no Brasil e em Santa Catarina. Dentre as características comparadas cita-se: aspectos históricos, níveis socioeconômicos, políticas ambientais, e principalmente o contexto político e os resultados dos dois casos selecionados. Os dados gerais basearam-se em informações disponíveis em documentos públicos, estudos acadêmicos, páginas oficiais da web, a fim de uniformizar os parâmetros. O período comparado acompanhou o início do processo de discussão do problema, ou seja, de 2003 até 2009. As experiências dos dois municípios analisados levaram à conclusão de que modelos de gestão de abastecimento de água são importantes para influenciarem nos resultados das políticas aplicadas.Resumo em Espanhol:
En este artículo se presenta um análisis comparado de gestión del abastecimiento de agua potable y aguas residuales em los municipios de Itapema y Indaial (Santa Catarina). El contexto fue descrito como una síntesis del diagnóstico sobre la situación del agua potable y residual en nível internacional y nacional y del marco normativo de agua y saneamiento en Brasil y Santa Catarina. Entre las características se comparan: las históricas, políticas socioeconómicas, ambientales, y sobre todo el contexto político y los resultados de los dos casos seleccionados. Los datos generales se basan em la información disponible en documentos públicos, estudios académicos, páginas web oficiales com el fin de estandarizar los parámetros. El período de comparación acompaña el inicio de la discusión del problema, es decir, desde 2003 hasta 2009. Las experiencias de lãs dos ciudades analizadas llevaron a la conclusión de que los modelos de gestión son decisiones importantes que afectan el resultado de las políticas aplicadas.Resumo em Inglês:
This article is a comparative analysis of management water supply and sewerage system of municipalities of Indaial and Itapema (Santa Catarina). The context was described as a synthesis of the diagnosis on the water situation at the global and national regulatory frame work of water supply and sewerage system in Brazil and Santa Catarina. Among the features are compared: the historical, socioeconomic, environmental policies, and especially the political context and the results of two selected cases. The general data were based on information available in public documents, academic studies, official web pages, in order to standardize the parameters. The period compared accompanies the beginning of the discussion of the problem, ie, from 2003 until 2009. The experiences of two cities analyzed led to the conclusion that the models of management are important decisions that influence the outcome of policies.Resumo em Português:
A pesquisa sociológica tem se interessado crescentemente pelas formas discursivas e práticas pelas quais a chamada "questão ambiental" passa a influenciar escolhas políticas e as figurações sociais. Analisou-se o modelo de conservação empreendido pela criação destas unidades de conservação em propriedades rurais privadas. As dinâmicas sociais analisadas envolveram proprietários, populações rurais do entorno e representantes de órgãos públicos, tratados neste trabalho em termos dos processos combinados de mudança ambiental, políticas conservacionistas e marginalização de grupos sociais no quadro da abordagem da ecologia política. A pesquisa de campo revelou as contradições deste modelo de política conservacionista. Estas contradições são potencializadas no Semiárido, de um lado tem-se políticas que absorvem o meio ambiente como um elemento exclusivamente de conservação, por outro existem políticas que incorporam a questão ambiental como um elemento a mais na política de desenvolvimento e, além dessas, permanecem políticas de caráter compensatório.Resumo em Espanhol:
La investigación sociológica está interesándose de manera creciente por las formas discursivas y prácticas por las cuales la llamada "cuestión ambiental" pasa a influenciar elecciones políticas y las figuraciones sociales, incluso en el espacio rural. Se analizó el modelo de conservación emprendido por la creación de estas unidades de conservación en propiedades rurales privadas. Las dinámicas sociales analizadas involucraron propietarios, poblaciones rurales del entorno y representantes de organismos públicos tratados en este trabajo en términos de los procesos de cambio ambiental, políticas conservacionistas y marginación de grupos sociales en el cuadro del abordaje de la ecología política. La investigación de campo reveló las contradicciones de este modelo de política conservacionista. Estas contradicciones son potencializadas en el Semiárido, de un lado hay políticas que absorben el medio ambiente como un elemento exclusivamente de conservación, de otro hay políticas que incorporan la cuestión ambiental como un elemento más en la política de desarrollo y, además de esas, hay políticas de carácter compensatorio.Resumo em Inglês:
Sociological research has become increasingly interested in the discursive forms and practices by which the so-called "environmental issue" is to influence policy choices and social figurations. It was analyzed the model of conservation undertaken by the creation of these protected areas on private farms. The social dynamics analyzed involved landowners, surrounding rural communities and the representatives of public agencies, addressed in this work in terms of the combined processes of environmental change, conservation policies and marginalization of social groups within the approach of political ecology. The field research revealed contradictions of this conservationist policy model. These contradictions are enhanced in the semiarid region. On the one hand there are policies which devise the environment as an element of only conservation, on the other hand there are policies that incorporate the environmental issue as one more element in development policy, and there are thus, the compensatory policies.Resumo em Português:
Este artigo discute a simplificação do debate relacionado à tomada de decisão de se priorizar a Amazônia na construção da estratégia brasileira de REDD - mecanismo que visa a apoiar financeiramente iniciativas de mitigação das mudanças climáticas. Com base em análises de diversos enfoques para uma estratégia de REDD, critica-se o enfoque da atual construção da estratégia brasileira de REDD que privilegia a Amazônia. Ressalta-se que essa construção não aproveita o potencial imediato dos biomas brasileiros para construir uma estratégia brasileira de REDD que concilie redução de emissões e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Recomenda-se que os tomadores de decisão façam uma revisão sobre o potencial imediato de cada bioma brasileiro para colaborar com os objetivos da estratégia brasileira de REDD, antes de se definir o desenho dessa estratégia.Resumo em Espanhol:
Este artículo discute la simplificación del debate relacionado a la tomada de decisión de instituir la Amazonia como prioridad en la construcción de la estrategia brasileña de REDD - mecanismo que pretende apoyar financieramente iniciativas de mitigación del cambio climático. Fundamentado en análisis de diversas perspectivas para una estrategia de REDD, criticase la perspectiva actual de la construcción de la estrategia brasileña de REDD que privilegia la Amazonia. Destacase que esa construcción desperdicia la capacidad inmediata de los biomas brasileños para construir una estrategia brasileña de REDD que concilie reducción de emisiones y desarrollo sostenible de Brasil. Recomendase que los tomadores de decisión revisen la capacidad inmediata de cada bioma brasileño para colaborar con los objetivos de la estrategia brasileña de REDD, antes de definir su diseño.Resumo em Inglês:
This article discusses the simplification of the debate related to the decision-making of prioritizing the Amazon on building the Brazilian REDD strategy - mechanism aiming to fund climate change mitigation initiatives. Based on different focus for a REDD strategy, the article criticizes the current building process of the Brazilian REDD strategy, privileging the Amazon. The article highlights that such strategy does not acknowledge the current potential of each Brazilian biome to build a national strategy that would conciliate emissions reductions and the sustainable development of Brazil. It is recommended that decision-makers revise the current potential of each Brazilian biome in collaborating to the goals of the Brazilian REDD strategy before defining its design.Resumo em Português:
O artigo tem como objetivo descrever e analisar a geração e a utilização dos recursos destinados ao Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável provenientes das reduções certificadas de emissões, leiloadas em 2007 e 2008, dos projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) implantados nos aterros Bandeirantes e São João, no município de São Paulo, considerando o acesso das partes interessadas a esses recursos. A análise é feita com base em pesquisa documental e entrevistas, tendo sido adotada a estrutura analítica do modelo multiagentes, permitindo abranger os diversos agentes nas esferas política, econômica e social. Verificou-se que o acesso e atendimento das preferências colocadas pelas populações do entorno dos aterros, não são contempladas até o momento. Por fim, destaca-se a insuficiência de ações que coloque a perspectiva da gestão local de resíduos sólidos urbanos como diretriz para a apropriação local dos recursos do mercado de carbono.Resumo em Espanhol:
El artículo tiene como objetivo presentar y analizar datos sobre el generación y uso de los recursos asignados al Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de reducciones certificadas de emisiones, subastado en 2007 y 2008, de proyectos de Mecanismo de Desarrollo Limpio desplegados en los vertederos Bandeirantes y São João, São Paulo, considerando el acceso de los interesados a esos recursos. El análisis está hecho de pesquisa documental y entrevistas, adoptando el marco analítico del modelo multi-agente, que permite cubrir los diversos actores en las esferas políticas, económicas y sociales. Se encontró que el servicio de preferencias y acceso planteados por las poblaciones que rodean a los vertederos, no han sido tratadas hasta ahora. Por último, queremos destacar la insuficiencia de las acciones que ponen la perspectiva de la gestión local de los residuos sólidos municipales como pauta para la propiedad local de las características del mercado de carbono.Resumo em Inglês:
The paper aims to analyze the generation and use of revenues intended for the Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, from the certified emission reductions, auctioned in 2007 and 2008, of the Clean Development Mechanism projects established in the Bandeirantes and São João landfills, in the city of São Paulo, considering the stakeholder access to those revenues. The analysis is based on a documental research and interviews, adopting a multi-agent approach, covering agents in the political, economic and social spheres. It was found that the access and preferences posed by the surrounding landfills communities not have been addressed until this moment. Finally, there is an insufficient action to employ the perspective of the local management of the urban solid waste as a guideline for local ownership of the carbon market revenues.Resumo em Português:
O objetivo deste artigo é descrever o caso de um fabricante de cimento que implantou e consolidou o coprocessamento de casca de arroz e de pneus inservíveis em fornos de clínquer, apoiado em práticas de logística reversa, através de estudo de caso como método de pesquisa. A empresa estudada já usava casca de arroz como combustível alternativo e recebeu oferta da indústria de pneumáticos para queima de pneus que não seriam mais aproveitados em fornos de clínquer. Para aproveitar os resíduos, a empresa integrou fluxos diretos e reversos de matéria-prima, combustíveis e resíduos industriais, reduzindo em mais de 30% os custos de transporte. O coprocessamento conjunto substituiu parcialmente combustíveis fósseis originados na indústria petrolífera. O ganho ambiental mais importante foi a redução na queima de cerca de 10 mil toneladas de combustível fóssil, o que acarretava a geração de cerca de 30 mil toneladas de CO2 por ano.Resumo em Espanhol:
El propósito de este artículo es describir el caso de un fabricante de cemento que ha desplegado y consolidado el coprocesamiento de neumáticos inútiles y cascarilla de arroz en hornos de clínker, apoyados en prácticas de logística inversa. El método de investigación fue el estudio de caso. La empresa estudiada ya usaba cascarilla de arroz como combustible alternativo y recibió una oferta de la industria neumática para quema de chatarra de neumáticos en hornos de clínker. Para tomar ventaja de los residuos, la compañía ha integrado los flujos directo e inverso de materias primas, combustibles y residuos industriales, reduciendo los costos de transporte más de 30%. El coprocesamiento reemplazó parcialmente combustibles fósiles obtenidos en la industria petrolera. La ganancia ambiental más importante fue la reducción en la quema de unas 10.000 toneladas de combustibles fósiles, que implica la generación de cerca de 30.000 toneladas de CO2 al año.Resumo em Inglês:
The purpose of this article is to describe the case of a manufacturer of cement that have deployed and consolidated the coprocessing of rice husk and scrap tires in clinker kilns, supported by reverse logistics practices. The research method was the case study. The company studied already use rice husk as alternative fuel and received an offer from the tyre industry for burning scrap tires in clinker kilns. To take advantage of the offer, the company integrated direct and reverse flows of raw materials, fuels and industrial waste, reducing more than 30% the transportation cost. The combined coprocessing partially replaced fossil fuels originated in the oil industry. The environmental gain more important was the burning reduction of about 10,000 tons of fossil fuel, which entailed the generation of about 30,000 tons of CO2 per year.