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Avaliação da qualidade de vida de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19

Evaluación de la calidad de vida de los estudiantes universitários durante la pandemia de COVID-19

Resumo

Diversos estudos têm demonstrado que a pandemia do COVID-19 tem prejudicado a saúde mental e a qualidade de vida dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida dos estudantes em duas universidades públicas brasileiras em 2020, utilizando um estudo transversal. O perfil dos participantes foi delineado a partir de um questionário sociodemográfico e a qualidade de vida foi avaliada pelo WHOQOL-bref. Um total de 144 estudantes participaram, sendo a maioria com idade inferior a 23 anos (57%), do sexo feminino (78%), autodeclarada pardos (46%) e sem companheiro(a) (87%). A maioria declarou dormir menos de 8 horas/dia, considerou sua qualidade de vida como sendo boa e estavam satisfeitos com a sua saúde. O domínio relações sociais teve maior média, seguido pelos domínios meio ambiente, físico e psicológico. A percepção sobre a qualidade de vida dos estudantes foi considerada boa e os principais fatores associados foram sexo, renda familiar e número de horas dormidas.

Palavras-chave:
qualidade de vida; estudante universitário; COVID-19

Resumen

La salud mental y la calidad de vida de los estudiantes se vieron perjudicadas por los efectos de la pandemia de COVID-19. El objetivo de este estudio es evaluar la calidad de vida de los estudiantes universitarios durante la pandemia. Se trata de un estudio transversal realizado en das universidades públicas brasilehas en 2020. La información se recolectó, mediante la utilización de dos cuestionarios: cuestionario sociodemográfico y WHOQOL-bref. Participaron un total de 144 estudiantes, la mayoría menores de 23 ahos (57%), mujeres (78%), autodeclaradas morenas (46%) y sin pareja (87%). La mayoría declaró dormir menos de 8 horas diarias, consideró buena su calidad de vida y se mostró satisfecha con su salud. El dominio de las relaciones sociales tuvo el mayor promedio, seguido por los dominios medio ambiente, físico y psicológico. La percepción de la calidad de vida de los estudiantes fue considerada buena y los factores asociados a esta percepción fueron el género, la renta familiar y el número de horas dormidas.

Palavras clave:
calidad de vida; estudiante universitario; COVID-19

Abstract

Several studies have shown COVID-19 has affected the mental health and quality of life of students. This study aimed to assess the quality of life of students in two Brazilian public universities in 2020, using a cross-sectional study. The profile of the participants was delineated from a sociodemographic questionnaire, and the quality of life was assessed by the WHOQOL-bref. A total of 144 students were assessed, in which most of them were under 23 (57%), female (78%), self-declared brown (46%) and without a partner (87%). Most of them declared to sleep less than 8 hours a day, considered their quality of life to be good, and were satisfied with their health. The social relationships domain had the highest average, followed by the environment, physical and psychological domains. The perception of the student's quality of life was considered good, and the factors associated were sex, family income, and number of sleeping hours.

Keywords:
quality of life; university student; COVID-19

1 Introdução

A COVID-19 foi descoberta na China no final de 2019 e em 11 de março de 2020 foi declarada como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (WHO, 2020WORLD HEALTH ORGANIZATION. Virus origin/Reducing animal-human transmission of emerging pathogens. 2020. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/coronavirus/whorecommendations-to-reduce-risk-of-transmission-of-emerging-pathogens-from-animals-to-humans-inlive-animal-markets. Acesso em: 23 abril 2020.
https://www.who.int/health-topics/corona...
). Sendo uma doença até então desconhecida, portanto, sem protocolo de tratamento e vacina preventiva, fez com que os países implementassem medidas rígidas de isolamento social para controle da disseminação da doença (Wilder-Smith; Freedman, 2020WILDER-SMITH, A.; FREEDMAN, D. O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, England, v. 27, n. 2, p. taaa020, feb. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7107565/. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
).

Falta de contato social, medo de infecção, medo da morte, informações imprecisas sobre a doença, imprevisibilidade do término da quarentena e de avanços tecnológicos para controle da doença foram apontados como fatores de risco para o desenvolvimento de desordem emocional e prejuízo da qualidade de vida (QV) (Leong Bin Abdullah et al., 2021LEONG BIN ABDULLAH, Mohammad Farris Iman et al. Quality of life and associated factors among university students during the COVID-19 pandemic: a cross-sectional study. BMJ Open, England, v. 11, n. 10, p. e048446, oct. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8507402/. Acesso em: 20 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
; Silva et al., 2021SILVA, Paulo Goberlânio de Barros et al. Distance learning during social seclusion by COVID-19: Improving the quality of life of undergraduate dentistry students. European Journal of Dental Education, England, v. 25, n. 1, p. 124-134, feb. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7436656/. Acesso em: 12 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
; Ornell et al., 2020ORNELL, Felipe et al. ‘“Pandemic fear”’ and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal Psychiatry, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 232-235, apr. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7236170/. Acesso em: 12 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
).

No contexto acadêmico soma-se, aos fatores citados acima, a suspensão abrupta das aulas presenciais, falta de acesso à universidade, rompimento da convivência com os colegas e professores, incerteza do retorno às aulas (Leong Bin Abdullah et al., 2021LEONG BIN ABDULLAH, Mohammad Farris Iman et al. Quality of life and associated factors among university students during the COVID-19 pandemic: a cross-sectional study. BMJ Open, England, v. 11, n. 10, p. e048446, oct. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8507402/. Acesso em: 20 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
; Silva et al., 2021SILVA, Paulo Goberlânio de Barros et al. Distance learning during social seclusion by COVID-19: Improving the quality of life of undergraduate dentistry students. European Journal of Dental Education, England, v. 25, n. 1, p. 124-134, feb. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7436656/. Acesso em: 12 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
; Chang; Yuan; Wang, 2020CHANG, Jinghui; YUAN, Yuan; WANG, Dong. Mental health status and its influencing factors among college students during the epidemic of COVID-19. Nan Fang Yi Ke Da Xue Xue Bao, China, v. 40, n. 2, p. 171-176, feb. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7086131/. Acesso em: 13 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
; Wilder-Smith; Freedman, 2020WILDER-SMITH, A.; FREEDMAN, D. O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, England, v. 27, n. 2, p. taaa020, feb. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7107565/. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
).

Estudos realizados na Índia (Balhara et al., 2020BALHARA, Yatan Pal Singh et al. Impact of lockdown following COVID-19 on the gaming behavior of college students. Indian Journal of Public Health, India, v. 64, n. Supplement, p. S172-S176, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32496250/. Acesso em: 05 mar. 2024.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32496250...
), EUA (Mechili et al., 2020MECHILI, Enkeleint A et al. Is the mental health of young students and their family members affected during the quarantine period? Evidence from the COVID-19 pandemic in Albania. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, England, v. 28, n. 3, p. 317-325, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32657469/. Acesso em: 05 mar. 2024.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32657469...
) e Grécia (Kaparounaki et al., 2020KAPAROUNAKI, Chrysi K et al. University students' mental health amidst the COVID-19 quarantine in Greece. Psychiatry Research, Ireland, v. 290, n. 113111, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32450416/. Acesso em: 05 mar. 2024.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32450416...
) identificaram uma prevalência de sintomas depressivos entre universitários durante o período da pandemia. Nos EUA, observou-se ainda um aumento nos sintomas de depressão, ansiedade, solidão e abuso de álcool entre participantes com idades entre 18 e 35 anos (Horigian; Schmidt; Feaster, 2020HORIGIAN, Viviana E; SCHMIDT, Renae D; FEASTER, Daniel J. Loneliness, mental health, and substance use among us young adults during COVID-19. Journal of Psychoactive Drugs, United States, v. 53, n. 1, p. 1 -9, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33111650/. Acesso em: 05 mar. 2024.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33111650...
).

O prejuízo na saúde mental e na QV dos estudantes universitários durante o período da pandemia também foi demonstrado nos trabalhos realizados na Espanha (Odriozola-González et al., 2020ODRIOZOLA-GONZÁLEZ, Paula et al. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry Research, Ireland, v. 290, may 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7236679/. Acesso em: 12 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
), França (Wathelet et al., 2020WATHELET, Marielle et al. Factors associated with mental health disorders among university students in France confined during the COVID-19 pandemic. JAMA Network Open, United States, v. 3, n. 10, p. e2025591, oct. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7584927/. Acesso em: 23 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
), Colômbia (Pedrozo-Pupo; Pedrozo-Cortés; Campo-Arias, 2020PEDROZO-PUPO, John Carlos.; PEDROZO-CORTÉS, Maria José; CAMPO-ARIAS, Adalberto. Perceived stress associated with COVID-19 epidemic in Colombia: an online survey. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/g37L7PydxnYQdQkFmLT5xGt/. Acesso em: 12 jan. 2022.
https://www.scielo.br/j/csp/a/g37L7Pydxn...
), Estados Unidos (Son et al., 2020SON, Changwon et al. Effects of COVID-19 on college students' mental health in the United States: Interview survey study. Journal of Medical Internet Research, Canada, v. 22, n. 9, p. e21279, sept. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7473764/. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
), Malásia (Leong Bin Abdullah et al., 2021LEONG BIN ABDULLAH, Mohammad Farris Iman et al. Quality of life and associated factors among university students during the COVID-19 pandemic: a cross-sectional study. BMJ Open, England, v. 11, n. 10, p. e048446, oct. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8507402/. Acesso em: 20 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
), China (Cai et al., 2021CAI, Hong et al. Prevalence of problematic Internet use and its association with quality of life among undergraduate nursing students in the later stage of COVID-19 pandemic era in China. American Journal on Addictions, England, v. 30, n. 6, p. 585592, nov. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8652965/. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
), Jordânia (Almhdawi et al., 2021ALMHDAWI, Khader et al. Healthcare students' mental and physical well-being during the COVID-19 lockdown and distance learning. Work, Netherlands, v. 70, n. 1, p. 310, 2021. Disponível em: https://content.iospress.com/articles/work/wor205309. Acesso em: 13 jan. 2022.
https://content.iospress.com/articles/wo...
) e Noruega (Beisland et al., 2021BEISLAND, E. G. et al. Quality of life and fear of COVID-19 in 2600 baccalaureate nursing students at five universities: a cross-sectional study. Health and Quality of Life Outcomes, England, v. 19, n. 1, ago. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8374118/. Acesso em: 13 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
).

Pesquisas realizadas com estudantes universitários brasileiros revelaram o impacto da pandemia de COVID-19 no prejuízo da autopercepção da saúde mental (Cortes; Pinho; Passos, 2023CORTES, Helena Moraes; PINHO, Paula Hayasi; PASSOS, Bernardo Otto Sousa. Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o processo saúde - doença mental. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 37, 2023. Disponível em: <http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-86502023000100368&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2024.
http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?scri...
) e no aumento dos sintomas de depressão, estresse e qualidade de vida (Santos et al., 2022SANTOS, Ana Paula Rodrigues dos et al. Impact of Covid-19 on the mental health, quality of life and level of physical activity in university students. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Londrina, v. 27, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1418219. Acesso em: 05 mar. 2024.
https://pesquisa.bvsalud.org/portal/reso...
). Além disso, o Brasil foi apontado como um dos países com maiores índices de comprometimento da saúde mental, de acordo com uma pesquisa realizada pela CHEGG em 2021 (CHEGG.Org, 2021CHEGG.ORG. Global student survey. California, 2021.Disponível em: https://www.chegg.org/. Acesso em: 05 mar. 2024.
https://www.chegg.org/...
).

É amplamente reconhecido que a QV influencia na capacidade de concentração, sono e energia que, por sua vez, interfere, diretamente, no processo de aprendizado e formação do estudante universitário (Souza et al., 2021SOUZA, Maria Carolina Marciano Campos de et al. Qualidade do sono e fatores associados em universitários do Centro-Oeste do Brasil. Revista Brasileira de Neurologia, Rio de Janeiro, v. 57, n. 4, p. 9-15, out./dez. 2021. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/02/1359199/rbn-574-2-qualidade-desono-e-fatores-associados-em-universitariosr.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.
https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/...
; Oliveira et al., 2020OLIVEIRA, Lycelia da Silva et al. Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do Ceará. Revista de Psicologia, Ceará, v. 12, n. 1, p. 72-85, jan./jun. 2020. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/60039. Acesso em: 12 jan. 2022.
http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/a...
; Son et al., 2020SON, Changwon et al. Effects of COVID-19 on college students' mental health in the United States: Interview survey study. Journal of Medical Internet Research, Canada, v. 22, n. 9, p. e21279, sept. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7473764/. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
). Dado que os estudos têm indicado uma diminuição na QV da população durante a pandemia, o objetivo deste trabalho foi avaliar a QV e os fatores associados dos estudantes universitários neste período.

2 Método

2.1 Tipo de estudo e participantes

Este é um estudo transversal realizado em duas universidades públicas brasileiras do estado de Goiás. A seleção das universidades foi baseada na participação dos pesquisadores como membros do corpo docente das mesmas. Estima-se que as duas universidades possuem juntas um total de 8.600 estudantes matriculados nos cursos de graduação (UFG, 2022UFG - Universidade Federal de Goiás. Apresentação UFG. Goiânia. Disponível em: https://ufg.br/p/26910-apresentacao-ufg. Acesso em: 12 nov. 2022.
https://ufg.br/p/26910-apresentacao-ufg...
; UFJ, 2022UFJ - Universidade Federal de Jataí. Apresentação UFJ. Jataí. Disponível em: https://portalufj.jatai.ufg.br/p/30348-universidade-federal-de-jatai. Acesso em: 12 nov. 2022.
https://portalufj.jatai.ufg.br/p/30348-u...
).

Em decorrência da suspensão das aulas presenciais e em conformidade com a Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (Brasil, 2018BRASIL. Lei n° 13.709/2018, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei n° 12.965, de 23 de abril de 2014, Brasília, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/ ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 18 jan. 2022.
http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/ at...
), a Pró-Reitoria de Graduação das duas universidades assumiu a responsabilidade de enviar, por e-mail, o convite para participação na pesquisa a todos os estudantes regularmente matriculados em todos os cursos de graduação. O convite foi enviado no período de 04 de setembro a 03 de novembro de 2020, seis meses após a OMS declarar a pandemia do novo Coronavírus.

Junto ao convite, foi enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) adaptado para a versão on-line, com informações assegurando a privacidade da identificação e a confidencialidade dos dados. Além disso, os estudantes tinham a opção de retirar o consentimento a qualquer momento sem que isso prejudicasse sua formação acadêmica.

Ao aceitar participar da pesquisa, o estudante tinha acesso ao questionário sociodemográfico e ao questionário de QV, WHOQOL-bref, todos adaptados para a versão on-line. Para evitar respostas duplas do mesmo participante, a função "limitar respostas a uma vez por pessoa" foi ativada.

Cento e quarenta e seis estudantes responderam à pesquisa. Entretanto, dois deles deixaram de responder seis ou mais questões do instrumento de avaliação da QV, sendo assim, foram excluídos da amostra (Pedroso et al., 2010PEDROSO, Bruno et al. Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOLbref através do Microsoft Excel. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 31-36, jan./jun 2010. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/687/505. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/art...
; WHOQOL GROUP, 2012WHOQOL GROUP. WHOQOL user manual. Geneva: World Health Organization, 2012.). Dessa forma, a pesquisa contou com a participação de 144 estudantes, todos com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos e provenientes de diferentes cursos de graduação.

3 Coleta de dados

Um questionário sociodemográfico foi utilizado para identificar o perfil dos participantes incluindo dados como idade, sexo, cor da pele autodeclarada, situação conjugal, renda familiar, instituição de ensino superior e número de horas dormidas por noite.

Para avaliar a qualidade de vida utilizou-se o WHOQOL-bref. Este instrumento é autoaplicável e composto por 26 questões. As duas primeiras questões referem-se à autopercepção da QV e da saúde e as demais questões abordam a QV em quatro domínios (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente). Este instrumento foi desenvolvido pela OMS, traduzido e validado no Brasil. Cada questão é pontuada em uma escala Likert de 5 pontos, variando de 1 (nada/ muito, ruim/ nunca) a 5 (extremamente/completamente/ muito bom/ sempre) (WHOQOL GROUP, 2012WHOQOL GROUP. WHOQOL user manual. Geneva: World Health Organization, 2012.; Fleck et al., 1999FLECK, Marcelo Pio Almeida et al. Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 198-205, abr. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fDYbfkDmpMdT9LtHxP6bgzb/. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://www.scielo.br/j/rsp/a/fDYbfkDmpM...
).

A análise do WHOQOL-bref foi realizada usando a ferramenta on-line elaborada por Pedroso et al. (2010)PEDROSO, Bruno et al. Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOLbref através do Microsoft Excel. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 31-36, jan./jun 2010. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/687/505. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/art...
seguindo os critérios de correção estabelecidos pelo Grupo WHOQOL (Fleck et al., 1999FLECK, Marcelo Pio Almeida et al. Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 198-205, abr. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fDYbfkDmpMdT9LtHxP6bgzb/. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://www.scielo.br/j/rsp/a/fDYbfkDmpM...
). Essa ferramenta automatiza os cálculos dos escores e a estatística descritiva. É compatível com diferentes versões do software Microsoft Office (2000, XP, 2003 e 2007) e pode ser baixada através do link http://www.brunopedroso.com.br/whoqol-bref.html (Pedroso et al., 2010PEDROSO, Bruno et al. Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOLbref através do Microsoft Excel. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 31-36, jan./jun 2010. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/687/505. Acesso em: 18 jan. 2022.
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/art...
).

4 Análise estatística

As informações do questionário sociodemográfico e do WHOQOL-bref foram organizados em uma planilha do Excel (Microsoft Office Excel® 2010) e posteriormente transferidas para o software estatístico Stata versão 12.0®.

As variáveis categóricas foram apresentadas em frequência absoluta e relativa, o teste de normalidade (Shapiro-Wilk) foi aplicado para as variáveis numéricas. As variáveis normais foram descritas em termos de média e desvio padrão e as não normais em medianas e intervalos interquartil.

A comparação dos domínios do WHOQOL-bref por variáveis selecionadas foi realizada por meio do teste t-Student. As análises de regressão bivariada e multivariada foram usadas para examinar a associação entre as variáveis selecionadas e os domínios do WHOQOL-bref. Na análise de regressão multivariada foram selecionados potenciais variáveis de ajuste (universidade, idade, sexo, cor de pele, situação conjugal, renda familiar e número de horas dormidas) com significância estatística de 20% (p-valor <0,20).

5 Declaração ética

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob n°. CAAE 31942620.5.0000.5083.

5.1 Resultados

O estudo contou com 144 estudantes, sendo que 82 (56,94%) estudantes moravam na mesma cidade da IES e a maioria dos participantes eram estudantes da IES 2 (56,9%). Possuíam idade inferior a 23 anos (56,9%), sexo feminino (77,8%), cor da pele autorreferida parda (45,8%), que viviam sem companheiro(a) (87,5%) e com renda familiar acima de quatro salários-mínimos (51,4 %), conforme demonstrado na Tabela 1.

Tabela 1
Características dos acadêmicos de instituições públicas federais do estado de Goiás Brasil 2020/2021 (n = 144)

A maioria dos estudantes (44,4%) considerou sua QV como "boa", 31,9% "nem ruim, nem boa", 15,9% "muito boa", 6,9% "ruim" e 0,7% "muito ruim". Quanto à autopercepção sobre a saúde, a maioria dos estudantes (38,2%) mostrou-se "satisfeita" com a própria saúde, 31,6% avaliaram como "nem insatisfeito, nem satisfeito", 16,7% "insatisfeitos", 9,7% "muito satisfeitos" e 3,4% "muito insatisfeitos".

Em relação aos domínios do WHOQOL-bref, as relações sociais obtiveram maior pontuação (13,5 ± 3,9) seguidas pelo domínio meio ambiente com 13,15 ± 3,01, domínio físico com 12,77 ± 2,54 e domínio psicológico com 12,73 ± 2,54.

Uma análise comparativa entre os escores encontrados para QV Geral/Total e os domínios do WHOQOL-bref com cada uma das variáveis sociodemográficas (IES, idade, sexo, cor de pele autorreferida, situação conjugal, renda familiar e número de horas dormidas) foi realizada e possibilitou verificar que menos de 8 horas de sono diminuiu significativamente o escore de todos os domínios quando comparado com quem dorme 8 horas ou mais (Tabela 2).

Tabela 2
Avaliação dos domínios do WHOQOL-bref de acordo com número de horas dormidas e dados sociodemográficos dos acadêmicos de instituições públicas federais do estado de Goiás Brasil 2020/2021 (n=144)

O número de horas dormidas e idade se mostraram associadas com a QV Geral/Total (Tabela 3). O domínio físico mostrou-se associado à IES e a renda familiar; o domínio psicológico ao número de horas dormidas, idade, sexo e a situação conjugal. O domínio meio ambiente mostrou-se associado com o número de horas dormidas, idade, situação conjugal e renda familiar. Não houve nenhuma associação entre as variáveis com o domínio relações sociais.

Tabela 3
Associação entre as características sociodemográficas e os domínios do WHOQOL- bref dos acadêmicos de instituições públicas federais do estado de Goiás brasil 2020/2021 (n=144)

6 Discussão

Este estudo investigou a QV e fatores associados dos estudantes universitários de duas universidades públicas do estado de Goiás durante o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19.

A maioria dos alunos participantes era da IES 2, moravam na mesma cidade da IES, tinha menos de 23 anos de idade, era do sexo feminino, vivia sem companheiro(a) e possuía renda familiar acima de quatro salários mínimos. A maioria considerava sua qualidade de vida como boa e estava satisfeita com sua saúde, assim como os universitários que participaram de outros estudos no Brasil no período de pandemia (Vilanova-Campelo et al., 2021VILANOVA-CAMPELO, Regina Célia et al. Impacto da pandemia na qualidade de vida de integrantes do ensino superior do Maranhão. Revista Científica Multidisciplinar, Jundiaí, v. 2, n. 7, p. e27522, 2021. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/522. Acesso em: 18 jan. 2022.
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; Silva, 2021SILVA, Gilnison Ramos da. Confinamento domiciliar, qualidade de vida e desempenho acadêmico de estudantes de psicologia durante a pandemia do novo coronavírus. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/9524. Acesso em: 18 jan. 2022.
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; Ramos et al., 2020RAMOS, Tangriane Hainiski et al. O impacto da pandemia do novo coronavírus na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, Divinópolis, v. 10, p. e4042, 2020. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/4042/2536. Acesso em: 18 jan. 2022.
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).

Em nosso estudo, os estudantes apresentaram uma pontuação mais alta no domínio relações sociais, indicando que receberam apoio e suporte social durante a pandemia. O domínio das relações sociais envolve suporte e apoio social (WHOQOL GROUP, 2012WHOQOL GROUP. WHOQOL user manual. Geneva: World Health Organization, 2012.). Esse resultado está em concordância com os achados dos estudos de Silva (2021)SILVA, Gilnison Ramos da. Confinamento domiciliar, qualidade de vida e desempenho acadêmico de estudantes de psicologia durante a pandemia do novo coronavírus. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/9524. Acesso em: 18 jan. 2022.
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, Leite et al. (2020)LEITE, Jéssica Tavares Santos et al. Avaliação dos sintomas de estresse e qualidade de vida dos estudantes de medicina do alto sertão paraibano. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 11, p. e89891110487, sept./nov. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/9zHYTs6kMWr3rKTrsdz4W8k/. Acesso em: 22 jan. 2022.
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e Ramos et al. (2020)RAMOS, Tangriane Hainiski et al. O impacto da pandemia do novo coronavírus na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, Divinópolis, v. 10, p. e4042, 2020. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/4042/2536. Acesso em: 18 jan. 2022.
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.

Mesmo diante das medidas rígidas de isolamento social para controle da disseminação da doença, uma possível explicação para estes resultados pode ser encontrada no estudo de Cheah et al. (2021)CHEAH, Whye Lian et al. Quality of life among undergraduate university students during COVID-19 movement control order in Sarawak. Health Science Reports, United States, v. 4, n. 3, p. e362, sept. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8386891/. Acesso em: 18 jan. 2022.
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e Clemente e Stoppa (2020)CLEMENTE, Ana Cristina Fernandes; STOPPA, Edmur Antonio. Lazer doméstico em tempos de pandemia da COVID-19. Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 460-484, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25524. Acesso em: 18 jan. 2022.
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, no qual os participantes utilizaram a tecnologia (chamada telefônica por vídeo, participar de lives musicais e eventos científicos de forma remota) como uma ferramenta para manter o contato social com os amigos, familiares e comunidade.

Outro fator que pode ter influenciado na pontuação do domínio relações sociais é o retorno dos estudantes que se mudaram de cidade para cursar a graduação à casa de suas famílias no período da pandemia. Isso pode ter proporcionado a oportunidade de receber suporte social e emocional de seus entes queridos (Alomar; Palaian; Shanableh, 2021ALOMAR, Muaed; PALAIAN, Subish; SHANABLEH, Shanableh. Perceived stress and quality of life among final-year pharmacy students in the United Arab Emirates during covid-19 pandemic lockdown. Advances in Medical Education and Practice, New Zealand, v. 12, p. 1361-1369, Nov. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8628034/. Acesso em: 13 jan. 2022.
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; Leite et al., 2020LEITE, Jéssica Tavares Santos et al. Avaliação dos sintomas de estresse e qualidade de vida dos estudantes de medicina do alto sertão paraibano. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 11, p. e89891110487, sept./nov. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/9zHYTs6kMWr3rKTrsdz4W8k/. Acesso em: 22 jan. 2022.
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).

O domínio do meio ambiente está relacionado à percepção do indivíduo quanto a segurança física e proteção, ambiente físico, recursos financeiros, transporte, disponibilidade e qualidade dos cuidados de saúde e sociais, oportunidades de adquirir novas informações e habilidades, participação em recreação e lazer (WHOQOL GROUP, 2012WHOQOL GROUP. WHOQOL user manual. Geneva: World Health Organization, 2012.). Dessa forma, o retorno dos estudantes à casa dos pais, proporcionado um ambiente seguro e protegido, onde podem receber os cuidados essenciais para a saúde, pode ter contribuído para uma boa pontuação no domínio meio ambiente.

O domínio físico permite avaliar a percepção do indivíduo sobre sua capacidade física, como a dor e desconforto, energia e fadiga, sono e repouso, mobilidade, atividade física cotidiana e capacidade para o trabalho (WHOQOL GROUP, 2012WHOQOL GROUP. WHOQOL user manual. Geneva: World Health Organization, 2012.). A pontuação encontrada nesse estudo do domínio físico pode ter sido influenciada pela falta de planejamento de horários de estudo, pelo desconforto causado pelo excesso de exposição à tela do computador, além de fadiga visual, dores de cabeça e dores musculares durante as atividades acadêmicas remotas em condições ergonômicas desfavoráveis (Silva et al., 2021SILVA, Paulo Goberlânio de Barros et al. Distance learning during social seclusion by COVID-19: Improving the quality of life of undergraduate dentistry students. European Journal of Dental Education, England, v. 25, n. 1, p. 124-134, feb. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7436656/. Acesso em: 12 jan. 2022.
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).

A não dependência dos alunos ao transporte público ou caronas para locomover-se até a universidade também pode ser considerada (Barros; Peixoto, 2022BARROS, R. N.; PEIXOTO, A. L. A. Integração ao Ensino superior e saúde mental: um estudo em uma universidade pública federal brasileira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 27, n. 3, p.609-631, dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/dfcGTywRV3srdNG7NVTvG4K/. Acesso em: 01 mar. 2023.
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). Os estudantes que possuíam renda familiar maior obtiveram melhores pontuações neste domínio indicando que o ambiente de estudo destes poderia propiciar maior conforto. Estes sinais e sintomas podem afetar a qualidade do sono que gera desatenção, dores e sintomas depressivos, podendo afetar o desempenho acadêmico (Menegaldi-Silva et al., 2022MENEGALDI-SILVA, Catherine et al. Saúde mental e recursos de enfrentamento em estudantes universitários brasileiros em tempos de pandemia. Avaliação: Revista da Avaliação do Ensino Superior, Campinas; Sorocaba, v. 27, n. 3, p. 632-650, sep./dec. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/XygxmHShDGtgfz7Vc4QtpHr/. Acesso em: 16 maio 2023.
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).

O local de estudo é uma das principais dificuldades encontradas pelos estudantes durante o período de pandemia pois o ambiente de aprendizagem é dividido com os demais membros da casa. Nesse caso, a presença de diversos estímulos pode desviar a atenção e a concentração do estudante durante as aulas impactando no desempenho acadêmico (DOSEA et al., 2020DOSEA, Giselle Santana et al. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9074. Acesso em: 18 jan. 2022.
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).

O domínio com a menor pontuação foi o psicológico. Este domínio envolve sentimentos positivos e negativos, pensar, aprender, memória e concentração, autoestima, imagem corporal e aparência, espiritualidade/religião/crenças pessoais (WHOQOL GROUP, 2012WHOQOL GROUP. WHOQOL user manual. Geneva: World Health Organization, 2012.). A baixa pontuação neste domínio também foi observada no estudo de Santos et al. (2022)SANTOS, Ana Paula Rodrigues dos et al. Impact of Covid-19 on the mental health, quality of life and level of physical activity in university students. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Londrina, v. 27, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1418219. Acesso em: 05 mar. 2024.
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que destacou o surgimento de pensamentos negativos devido ao isolamento social, o medo de ser infectado, morrer ou de perder pessoas queridas. Acompanhando esses fatores, destacam-se ainda a ansiedade, desesperança, raiva e a sensação de desamparo, que podem contribuir para a baixa pontuação nesse domínio (Meister et al., 2023MEISTER, Gabriel dos Santos et al. Qualidade de vida de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19 em Santa Catarina. Journal Health NPEPS, Tangará da Serra, v. 8, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/10572. Acesso em: 05 mar. 2024.
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)

A variável "número de horas dormidas" mostrou-se associada a todos os domínios da QV. A dificuldade em gerenciar o tempo de estudo junto com as outras atividades diárias tornaram-se mais evidente. O tempo dedicado a redes sociais, filmes e séries aumentou, enquanto as atividades acadêmicas deixaram de ser prioridade. Isso afetou a qualidade do sono, com alguns estudantes enfrentando insônia, enquanto outros sofriam de sono excessivo (Duong et al., 2023DUONG, Chau Bao et al. Impacts of COVID-19 crisis and some related factors on the mental health of 37150 Vietnamese students: a cross-sectional online study. BMC Public Health, England, v. 23, n. 1, p. 445, 2023. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-023-15317-3. Acesso em: 05 mar. 2024.
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). A má qualidade do sono foi identificada como um dos fatores que impactam negativamente a QV dos estudantes em estudos conduzidos na Turquia (Yavuz; Kugu, 2022YAVUZ, Yilmaz; KUGU, Nesim. The prevalence of insomnia in university students and its relationship with quality of life: a university sample. Annals of Medical Research, Turkey, v. 29, n. 9, p. 981-989, 2022. Disponível em: https://annalsmedres.org/index.php/aomr/article/view/4279. Acesso em: 05 mar. 2024.
https://annalsmedres.org/index.php/aomr/...
), China (Zhang et al., 2022ZHANG, Tiantian et al. Sleep disturbance and quality of life among university freshmen in Qinghai-Tibet Plateau of China. Frontiers in Psychiatry, Switzerland, v. 8, n. 13, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36424991/. Acesso em: 05 mar. 2024.
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) e Espanha (Ramón-Arbués et al., 2022RAMÓN-ARBUÉS, Enrique et al. Predictors of the quality of life of university students: a cross-sectional study. International Journal of Environmental Research and Public Health, Switzerland, v. 19, n. 19, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/19/12043. Acesso em: 05 mar. 2024.
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). Além disso, a má qualidade do sono está associada ao surgimento de estresse (Alotaibi et al., 2020ALOTAIBI, Abdullah et al. The relationship between sleep quality, stress, and academic performance among medical students. Journal of Family & Community Medicine, India, v. 27, n. 1, p. 23-28, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6984036/. Acesso em: 05 mar. 2024.
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), mudanças de humor (Short et al., 2020SHORT, Michelle A. et al. The relationship between sleep duration and mood in adolescents: a systematic review and meta-analysis. Sleep Medicine Reviews, England, v. 52, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S108707922030054X. Acesso em: 05 mar. 2024.
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) e um desempenho acadêmico inferior (Al Shammari et al., 2020AL SHAMMARI, Malak A. et al. The quality of sleep and daytime sleepiness and their association with academic achievement of medical students in the eastern province of Saudi Arabia. Journal of Family and Community Medicine, India, v. 27, n. 2, p. 97102, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7415273/. Acesso em: 05 mar. 2024.
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).

Conclusão

Neste estudo, o domínio psicológico obteve menor pontuação pode-se inferir que o mesmo esteja relacionado ao fato de estarmos em período pandêmico em que houve restrição do convívio social, informações restritas sobre a doença bem como alta incidência de infecção e mortalidade (Silva et al., 2021SILVA, Paulo Goberlânio de Barros et al. Distance learning during social seclusion by COVID-19: Improving the quality of life of undergraduate dentistry students. European Journal of Dental Education, England, v. 25, n. 1, p. 124-134, feb. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7436656/. Acesso em: 12 jan. 2022.
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). Foi possível observar a associação entre as variáveis sociodemográficas selecionadas e a QV, principalmente em relação a variável número de horas dormidas.

Ressalta-se que o grupo de estudantes que participou deste estudo, em sua maioria, vive em ambiente cuja renda familiar é superior a 4 salários, não podendo extrapolar para outros grupos com renda inferior.

Diante do aumento da ocorrência de transtornos mentais durante a pandemia, estudiosos da área têm enfatizado a urgência de implementar medidas de intervenção nas universidades para promover e preservar a saúde mental desse público (Ritvo et al., 2021RITVO, Paul et al. A mindfulness-based intervention for student depression, anxiety, and stress: randomized controlled trial. JMIR Mental Health, Canada, v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://mental.jmir.org/2021/1/e23491/. Acesso em: 05 mar. 2024.
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).

As principais limitações deste estudo é o fato de não podermos determinar uma relação causal entre as variáveis sociodemográficas selecionadas e a QV, além disso, por ter uma amostragem não probabilística, este estudo não permite a generalização dos resultados. A falta de acesso dos pesquisadores ao e-mail dos estudantes prejudicou a divulgação da pesquisa em larga escala. Além disso, para aqueles que o e-mail foi enviado, tivemos pouco retorno dos questionários respondidos constatando a baixa adesão dos estudantes das duas instituições. Existem algumas desvantagens em relação às pesquisas realizadas por meio do correio eletrônico: as respostas aos questionários online geralmente são mais baixas, a taxa de retorno de questionários enviados por e-mail é de 34,8% (Tai et al., 2018TAI, Xiaochen et al. Comparison of response rates on invitation mode of a webbased survey on influenza vacine adverse events among health care workers: a pilot study. BMC Medical Research Methodology, England, v.18, n. 1, p. 59, jun. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6011252/. Acesso em: 18 jan. 2022.
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).

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Ago 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

    Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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