DAVIS; NUNES; NUNES (2005DAVIS, Claudia; NUNES, Marina M. R.; NUNES, Cesar A. A. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 205-230, maio/ago. 2005. , p. 210) |
“Motivação caracteriza-se por uma situação plena de energia, que leva a um esforço para atingir um determinado objetivo, por intermédio de seleção atenta dos dados relevantes e organização de uma sequência integrada de estratégias de ação, persistindo na atividade até que as metas iniciais sejam atingidas.” |
KNÜPPE (2006KNÜPPE, Luciane. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do ensino fundamental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 277-290, 2006., p. 278) |
“A motivação escolar é algo complexo, processual e contextual, mas alguma coisa se pode fazer para que os alunos recuperem ou mantenham seu interesse em aprender.” |
PAULA; ENUMO (2007PAULA, Kely Maria Pereira de; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Avaliação assistida e comunicação alternativa: procedimentos para a educação inclusiva. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2007., p. 21) |
“Este construto deve ser considerado como o componente indispensável para o sucesso escolar. Sem ela, o estudante não terá iniciativas para aprender. Em outras palavras, é a motivação que ativa as habilidades metacognitivas, além das funções cognitivas que envolvem aprendizagem.” |
ECCHELI (2008ECCHELI, Simone D. A motivação como prevenção da indisciplina. Educar, Curitiba,n. 32, p. 199-2013, 2008. , p. 200) |
“O processo que se desenvolve no interior do indivíduo e o impulsiona a agir, mental ou fisicamente, em função de algo. O indivíduo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar seus objetivos.” |
JOAQUIM; BOAS; CARRIERI (2013JOAQUIM, Nathália de Fátima; VILAS BOAS, Ana Alice; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013., p. 515) |
“A motivação pode ser considerada como um requisito, uma condição prévia da aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem”. “A motivação não é apenas algo natural, intrínseco ao indivíduo, mas depende também de fatores externos.” |
ZAMBON; ROSE (2012ZAMBON, Melissa Picchi; ROSE, Tânia Maria Santana de. Motivação de alunos do ensino fundamental: relações entre rendimento acadêmico, autoconceito, atribuições de causalidade e metas de realização. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 4, p. 965-980, out./dez. 2012., p. 969) |
“Uma das limitações do uso de explicações sobre a presença ou ausência de motivação é o favorecimento de uma visão da motivação como um traço global e estável que o aluno tem ou não tem.” |
MARTINELLI (2014MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 201-216, jul./set. 2014., p. 202) |
“A motivação é vista como um componente energético do funcionamento individual e que atua na direção, persistência e busca da finalidade, considerados aspectos da ativação e intenção.” |