Origem |
Universidade McMaster - Canadá (1960) |
Conceito |
“Aprendizagem que resulta do processo de trabalho orientado para a compreensão ou resolução de um problema” (BARROWS; TAMBLYN, 1980BARROWS, H.; TAMBLYN, R. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer Publishing, 1980. ). “Uma abordagem para a aprendizagem e instrução na qual os estudantes lidam com problemas em pequenos grupos, sob a supervisão de um tutor.” (SCHMIDT, 1993SCHMIDT, H. G. Foundations of Problem-Based Learning: some explanatory notes. Medical Education, Oxford, Inglaterra, v. 27, n. 5, p. 422-432, 1993.). |
Características /Premissas |
O estudante é o responsável pela sua aprendizagem, ou seja, o modelo é centrado no estudante; baseado em problemas, onde um aluno aprende com o outro, dentro de pequenos grupos; o professor como facilitador do processo; currículos integrados em blocos temáticos; baseado e orientado para a comunidade; princípio espiralar (de baixa a alta complexidade) (BARROWS; TAMBLYN, 1980). |
Metodologia |
Apresentação do problema ( Definição da natureza do problema ( Análise dos problemas com possíveis explicações, de acordo com os conhecimentos prévios - "Brainstorming" ( Formulação dos objetivos de aprendizado ( Estudo individual baseado no passo anterior ( Discutir em conjunto / buscar solução para o problema ( Auto-avaliação e avaliação do grupo (BARROWS; TAMBLYN, 1980). |
Avaliação |
Avaliação formativa contínua (individual e em grupo); Avaliação somativa periódica (testes contextualizados em problemas) (DIAS; FONSECA, 2015DIAS, R. F. N. C.; FONSECA, V. M. Avaliação da aprendizagem na metodologia PBL - Aprendizagem baseada em problemas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 8, e Congresso internacional trabalho docente e processos educativos, 3., 22 a 24 de set de 2015, Uberaba, MG. Anais..., Uberaba, MG: Universidade de Uberaba, 2015. p. 5-15.). |
Aplicação |
Cursos da área de saúde, principalmente medicina - EBMSP, FTC, UEFS, UESC, UESB, UFRB, UNIFACS (Bahia); UNIFAP, UNICHRISTUS, UNIFOR, UFC/Sobral, ESCS, UCB, UNESC, UVV, UniEVANGÉLICA, UNIFAN, PUC-GO, UniRV, UNICEUMA, UNIPAN, FIP-MOC, UlT, PUC Minas, UNIFENAS-BH, UNIDERP, UFMT, CESUPA, UEPA, FSM, FPS, UFPE- Caruaru, CESUMAR, PUC-PR, UEL, UNIFESO, UNIG, UFRR, UNESC, UNIPLAC, UFS, UNIT, São Camilo - SP, FAMEMA, PUC-Campinas, UAM, UNICID, UNAERP, USCS, USF (Brasil); Escolas de Albuquerque, de Harvard, do Hawaí (EUA); Universidade de McMaster (Canadá); Universidade de Maastricht (Holanda) - e cursos de Arquitetura, Engenharia, Direito e Negócios no Brasil e no mundo inteiro (ESCOLAS MÉDICAS DO BRASIL, 2016 ESCOLAS MÉDICAS DO BRASIL Escolas Médicas no Brasil X Escolas Médicas Internacionais. 2016. Disponível em: <Disponível em: http://www.escolasmedicas.com.br
>. Acesso em: 04 jul. 2016. http://www.escolasmedicas.com.br...
). |
Team-Based Learning (TBL)
Aprendizagem Baseada em Equipes
|
Origem |
Universidade Central do Missouri - EUA (1970) |
Conceito |
Estratégia instrucional centrada no aprendiz, coordenada pelo professor, direcionada para grandes classes de estudantes que procura criar oportunidades e obter os benefícios do trabalho em pequenos grupos de aprendizagem visando à resolução de problemas (BOLLELA; SENGER; TOURINHO; AMARAL, 2014). |
Características /Premissas |
Baseado em problemas profissionalmente relevantes; trabalhos em pequenas equipes a partir de grandes grupos; estudo prévio é mandatório e dirigido; teste individual e em equipe determina o nível de conhecimento dos estudantes e o feedback imediato corrige lacunas e microconcepções necessárias à resolução dos problemas; a resolução dos problemas ocorre nas equipes e, entre elas, facilitadas pelo professor (BOLLELA; SENGER; TOURINHO; AMARAL, 2014). |
Metodologia |
Preparação (pré-classe) - estudo individual, entrevista, conferência, filmes, experimentos, etc. ( Garantia de preparo (na classe, com aplicação das 4 características: Problema significativo, mesmo problema, escolha específica, relatos simultâneos) - teste individual, teste em equipe, apelação e feedback do professor ( Aplicação de conceitos (na classe) - com aplicação de testes múltipla escolha, questões verdadeiro/falso e/ou casos clínicos: diagnósticos, exames, terapêutica (BOLLELA; SENGER; TOURINHO; AMARAL, 2014). |
Avaliação |
Analítica contínua (testes individuais, em equipe e resolução de problemas), formativa contínua (avaliação pelos pares e feedback do tutor) e somativa contínua (teste individual e por equipes) (BOLLELA; SENGER; TOURINHO; AMARAL, 2014) |
Aplicação |
Cursos da área de saúde, principalmente medicina dos EUA e Canadá, Curso de física da Universidade Nova de Lisboa, como também cursos de enfermagem, negócios, engenharia, direito, entre outras (ESCOLAS MÉDICAS DO BRASIL, 2016BRASILPresidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial União, Brasília, 20/12/1996. Disponível em: < Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
>. Acessado em: 27 de julho de 2017. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/lei...
). |
Student-centered active learning enviroment with upside-down (SCALE-UP)
Ambiente de aprendizagem ativa centrada no aluno com pedagogias invertidas
|
Origem |
Universidade Estadual da Carolina do Norte - EUA |
Conceito |
Atividade projetada via dispositivos eletrônicos com o intuito de levar os estudantes a observar fenômenos, refletir sobre eles e discutir com seus colegas e com o professor até que o conceito em foco seja efetivamente apreendido (HENRIQUES; PRADO; VIEIRA, 2014HENRIQUES, V.; PRADO, C.; VIEIRA, A. Editorial convidado: aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 36, n. 4, 2014.). |
Características /Premissas |
Utilização das novas tecnologias (moodle, tecnologia de informática e comunicação) em auxílio a essas experiências; valorização da metacognição, ou seja, o conhecimento que a pessoa tem sobre o seu processo de aprendizado; professor como facilitador do aprendizado e o estudante como o responsável pela sua aprendizagem, ou seja, o modelo é centrado no estudante; material didático (livro) específico e padronizado (UNIVESP, 2015UNIVESP - Ensino Superior: Método SCALE-UP para ensino de Física na USP. 2015. Disponível em: < Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qEk6fTo4Mk4
>. Acesso em: 4 jul. 2016. https://www.youtube.com/watch?v=qEk6fTo4...
). |
Metodologia |
Preparação (pré-classe) - Estudo individual ( A aula - contextualização do tema pelo professor, seguida de resolução de atividades pelos alunos (enviadas para o professor via internet) (UNIVESP, 2015). |
Avaliação |
Analítica contínua (testes individuais, em equipe e resolução de problemas) e Somativa contínua (teste individual e por equipes) via clickers ou outros dispositivos eletrônicos (UNIVESP, 2015). |
Aplicação |
Aplicado no curso de física, nas disciplinas Física I e II - IF-USP (Brasil); na Florida Gulf Coast University, nos cursos de física, química, ciências marinhas e biologia, na University of Wisconsin-Platteville, nos cursos de engenharia, na Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Yale e em Harvard em diversos cursos (EUA) e adotada em mais de 200 instituições dos 5 continentes (ESCOLAS MÉDICAS DO BRASIL, 2016) |
Peer Instuction (PI)
Instrução de pares
|
Origem |
Universidade de Harvard (Prof. Erik Mazur) - EUA (1990) |
Conceito |
Método de ensino baseado no estudo prévio de materiais disponibilizados pelo professor para promover a aprendizagem com foco no questionamento e discussão entre os pares (ARAÚJO; MAZUR, 2013ARAÚJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 30, n. 2, p. 362-384, 2013.). |
Características /Premissas |
Promoção da aprendizagem dos conceitos fundamentais dos conteúdos em estudo, através da interação entre os estudantes; promover e avaliar de forma imediata a compreensão dos aprendizes (ARAÚJO; MAZUR, 2013). |
Metodologia |
Fonte: (ARAÚJO; MAZUR, 2013) Preparação (pré-classe) - Estudo individual ( Na aula: |
Avaliação |
Analítica contínua (testes individuais com resolução de problemas) e Somativa contínua individual, via clickers ou outros dispositivos eletrônicos (ARAÚJO; MAZUR, 2013). |
Aplicação |
Cursos da área de exatas, principalmente Física, e outros, como Engenharias, Química, Biologia, Filosofia, etc. (ARAÚJO; MAZUR, 2013). |