O artigo apresenta algumas reflexões sobre a relação entre a universidade, a sociedade e a política do conhecimento na América Latina. Para fazê-lo, considera a situação passada e presente do ensino superior na região, mas também coloca questões referentes ao futuro das crianças e jovens que hoje frequentam os sistemas de educação. Quatro eixos de análise são considerados: "a Universidade que a América Latina poderia ter tido", "a Universidade que temos", "Universidade e sociedade: sua democratização" e "Universidade e conhecimento: Inovação" Através destes, e com base em um diagnóstico da situação atual dos sistemas de ensino da região, seus mandatos fundadores e as promesas ainda não cumpridas, a necessidade de inovar é postulada. Por exemplo, uma reflexão a partir dos primeiros resultados de uma pesquisa realizada pela NIFEDE (UNTREF) sobre inovação nas universidades públicas na Argentina surge. O artigo conclui com algumas propostas para uma nova universidade na América Latina com base em duas dimensões. Em primeiro lugar, uma série de desafios que enfrentam as políticas para a educação superior na região e em segundo lugar os os desafios que as próprias instituições de nível superior devem enfrentar para que essas políticas alcancem os resultados que a Sociedade do Conhecimento exige da Universidade.
Universidade; América Latina; Universidade e sociedade; Políticas do conhecimento; Inovação; Desafíos para a região; Estratégias institucionais