I |
Origens e atualidade no Brasil |
-surgiu após o contexto revolucionário Francês de 1789; -expandiu-se pela América Latina e influenciou o modelo brasileiro, desde o século XIX, a partir da criação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; -influencia as universidades brasileiras tanto em relação à oferta de cursos e programas, quanto ao não incentivo ao desenvolvimento de processos divergentes de pensamento. |
-destinado para a elite da sociedade, com o objetivo de formar quadros capacitados para as funções do Estado. |
|
|
Autores: 17 estudos (ADRIANO, 2014); (ALVES, 2018); ANDRADE, 2015); (CARMO SILVA, 2016); DIAS, 2016; (FERREIRA DA SILVA, 2016); (FERREIRA DA SILVA; FERREIRA; BORGES, 2015); (MAGALHÃES, 2018); (MARIANO, 2016); (PEGINO, 2014); (PEREIRA; CASTRO, 2016); (PORTES; ALVES, 2015); (RAMOS; FERREIRA, 2016); (SAKASHITA, 2016); SANTOS, 2015;SILVEIRA; BIANCHETTI, 2016SILVEIRA, Zuleide S.; BIANCHETTI, Lucídio. Universidade moderna: dos interesses do Estado-nação às conveniências do mercado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 64, p. 79-99, 2016. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216405 . Acesso em: 29 maio 2019. https://doi.org/10.1590/S1413-2478201621...
; (VENDRÚSCOLO; MORÉ, 2018). |
|
II |
Diploma e papel da Universidade |
-universidade com função de servir o Estado através do fornecimento de uma educação padronizada e uniforme, a hierarquização da estrutura administrativa, a valorização do ensino profissionalizante e formação da elite política; -certificados providos a partir do pressuposto de que os graduados estão igualmente qualificados. Diplomas acreditados pelo Estado. |
-função de servir às necessidades do Estado, fornecendo ensino profissional padronizado e uniforme para a elite; -não incentivo ao desenvolvimento de processos divergentes de pensamento. |
|
|
Autores: 16 estudos (ALBINO, 2014); (ALVES, 2014); (ALVES, 2018); (AMANCIO; ALVES, 2018); (BRUNNER, 2014); (CAMPOS; BORGES); (ARAÚJO, 2014); (FORNECK, 2016); (FREITAS DA SILVA, 2015); (MAGALHÃES, 2018); (MORAIS, 2018); (RODRIGO DA SILVA, 2015); (SAM, 2016); SILVEIRA; BIANCHETTI, 2016SILVEIRA, Zuleide S.; BIANCHETTI, Lucídio. Universidade moderna: dos interesses do Estado-nação às conveniências do mercado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 64, p. 79-99, 2016. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216405 . Acesso em: 29 maio 2019. https://doi.org/10.1590/S1413-2478201621...
; (SOUZA, 2016); VAZ, 2018); (VENDRÚSCOLO; MORÉ, 2018). |
|
III |
Ideologia, organização e funcionalidade |
-supervalorização das ciências exatas, desvalorização das ciências humanas, departamentalização dos cursos, currículos seriados e programas fechados e ideologia com base no nacionalismo; -organizada em escolas profissionais especializadas, as Grandes Escolas, inspiradas em doutrinas utilitárias, com objetivo de capacitar os alunos para o exercício de uma profissão específica; -presença majoritária de professores em regime de remuneração de meio período ou por hora e sem qualificação em estudos de pós-graduação que os qualifique para pesquisa. |
-universidades com centralidade Estatal, supervalorização das ciências exatas em detrimento das ciências humanas, departamentalização dos cursos, currículos seriados sem obrigatoriedade de associar ensino, pesquisa e extensão; -organizada em escolas profissionais especializadas, para formação específica. |
|
|
Autores: 11 estudos (BRUNNER, 2014); (CODINA; LÓPEZ; PALÉ, 2014); (FERREIRA, 2015);(FERREIRA DA SILVA; FERREIRA; BORGES, 2015); (GUIMARÃES FERREIRA, 2015); (MOREIRA, 2017); (RAMOS; FERREIRA, 2016); (RODRIGO DA SILVA, 2015);SAM; SIJDE, 2014SAM, Chanphirun; SIJDE, Peter van der. Understanding the concept of the entrepreneurial university from the perspective of higher education models. Higher Education, Amsterdam, The Netherlands, v. 68, n. 6, p. 891-908, 2014. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-014-9750-0 . Acesso em: 7 jun. 2019. https://doi.org/10.1007/s10734-014-9750-...
; (SOARES, 2017); (SOUZA, 2016). |
|
IV |
Relação com o Estado |
-ensino superior usado como instrumento pelo Estado através da legislação, controle financeiro e de nomeações em todo território nacional, com vistas à modernização da sociedade, à construção de uma identidade nacional e à formação da classe trabalhadora, bem como para disseminar as doutrinas vigentes. |
-ensino superior usado pelo Estado para realizar a disseminação das doutrinas vigentes e formar uma identidade nacional separando as classes trabalhadoras e elites. |
|
|
Autores: 23 estudos (ALEXANDRE, 2015); (ALISSON DA SILVA, 2014);(ANDRADE, 2015;(BINDI DE OLIVEIRA, 2018); (BRUNNER, 2014); (CAMPOS, 2017);(CAMPOS; BORGES; ARAÚJO, 2014); (DOH; SAMFOGA DOH, 2016);(FERREIRA, 2015); (GIMENEZ, 2017; (GOMIDE, 2014);(GUIMARÃES FERREIRA, 2015);(NASCIMENTO DA SILVA, 2016); (PEGINO, 2014); (RAMOS; FERREIRA, 2016);(RIBEIRO, 2016); (RODRIGO DA SILVA, 2015);(RODRIGUES DA SILVA, 2016);(SAM, 2016); (SAM; SIJDE, 2014; SILVEIRA; BIANCHETTI, 2016SILVEIRA, Zuleide S.; BIANCHETTI, Lucídio. Universidade moderna: dos interesses do Estado-nação às conveniências do mercado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 64, p. 79-99, 2016. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216405 . Acesso em: 29 maio 2019. https://doi.org/10.1590/S1413-2478201621...
;(VAZ, 2018);(VENDRÚSCOLO; MORÉ, 2018). |
|
V |
Relação com a sociedade |
-característica principal é a racionalidade técnico-científica, tendo a exaltação da razão como única dimensão capaz de atribuir sentido e significado à realidade; -objetivo de formar uma nova elite dirigente e intelectual, sem característica de foco na construção do conhecimento por ele mesmo; -diplomas universitários como característica de ascensão social; -por ser um modelo que visa formação profissional de forma que o Estado tem controle, o conhecimento das potencialidades da diversidade cultural, da aceitação do sujeito diferente não é abordado. |
-significância da realidade a partir da razão e da racionalidade técnico-científica; -sem foco de desenvolver o conhecimento, mas sim de formar profissionais de uma nova elite dirigente e intelectual; -diplomas universitários como característica de ascensão social. |
|
|
Autores: 10 estudos (BINDI DE OLIVEIRA, 2018); (CARMO SILVA, 2016);(CODINA; LÓPEZ; PALÉ, 2014);(CORRÊA, 2018);(DIAS, 2016);(MOREIRA, 2015); (NEZ, 2014); (SAM, 2016);(SOUZA, 2016); (VAZ, 2018). |
|
VI |
Pesquisa |
-pesquisa é atividade não premeditada; -a educação não estimulava a crítica, servindo mais como doutrinação, mantendo os interesses do governo e das elites; -a autonomia no trabalho científico é mais restrita, pois o Estado tem ingerência na vida orgânica das instituições; -sem obrigação de pesquisar ou associar educação, pesquisa e extensão. |
-a educação não estimulava o desenvolvimento do sujeito crítico; -teoria e práticas distanciadas com ênfase no ensino prático em detrimento da pesquisa, neste modelo de aglomerados de faculdades. |
|
|
Autores: 19 estudos (ALVES, 2014);(BARBOSA, 2018);(BINDI DE OLIVEIRA, 2018); (CANTANO, 2017);(CARMO SILVA, 2016);(CODINA; LÓPEZ; PALÉ, 2014);(CORRÊA, 2018); (FERREIRA, 2015); (FREITAS E QUEIROZ, 2014);(GIMENEZ, 2017); (GRISA, 2015); (HALICKI, 2014);(IMPERATORE; PEDDE; IMPERATORE, 2015);(JEZINE, 2016); (MEINHARDT, 2018.(MOREIRA, 2015); (NASCIMENTO DA SILVA, 2016); (RAMOS; FERREIRA, 2016;SAM; SIJDE, 2014SAM, Chanphirun; SIJDE, Peter van der. Understanding the concept of the entrepreneurial university from the perspective of higher education models. Higher Education, Amsterdam, The Netherlands, v. 68, n. 6, p. 891-908, 2014. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-014-9750-0 . Acesso em: 7 jun. 2019. https://doi.org/10.1007/s10734-014-9750-...
. |
|
VII |
Ensino Profissional |
-treinos profissional e técnico são centrais para estudantes lidarem com as mudanças no mercado de trabalho; -ênfase para habilidades profissionais; -docente é detentor e transmissor do saber produzido para a formação profissional; -separação entre teoria e prática; -considera-se que a verdade é objetiva, reside nos fatos e dispensa a interpretação pessoal. |
-ênfase no caráter profissional e conhecimento técnico a fim de preparar estudantes para suas carreiras profissionais; -escolas isoladas de cunho profissionalizante e com grande centralização estatal. |
|
|
Autores: 18 estudos (ADRIANO, 2014);(ANDRADE, 2015);(BARBOSA, 2018); (DOH; SAMFOGA DOH, 2016); (FREITAS DA SILVA, 2015); (GIMENEZ, 2017;(HALICKI, 2014);(MARIANO, 2016);MCCOWAN; SCHENDEL, 2015MCCOWAN, Tristan. Should universities promote employability? Theory and Research in Education, UK, v. 13, n. 3, p. 18, 2015. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1177/1477878515598060 . Acesso em: 8 set. 2019. https://doi.org/10.1177/1477878515598060...
; (MEINHARDT, 2018); (NASCIMENTO DA SILVA, 2016); (PEGINO, 2014);(PEREIRA, 2014); PORTES; ALVES, 2015); (SAKASHITA, 2016);(SALTO, 2015); (SAM; SIJDE, 2014);(VALE; ANDRADE; CÂNDIDO, 2018). |
|
VIII |
Alunos e professores |
-se admite que quem sabe fazer, sabe ensinar; -sem valorização da formação pedagógica dos professores; -os cursos são estruturados em disciplinas, sob a responsabilidade de um docente (seu titular e dono), que individual e independentemente das demais disciplinas, organiza e desenvolve seu plano de ensino; - ensino eminentemente profissionalizante, centrado no professor repassador, na aceitação passiva das atividades propostas, na memorização do conteúdo e pela avaliação. |
-professores, responsáveis pela organização do currículo, transmitem o conhecimento e o aluno, de caráter passivo, memoriza; -se admite que quem sabe fazer, sabe ensinar. |
|
|
Autores: 11 estudos (ALBINO, 2014); (ALVES, 2014); (ANDRADE, 2015); (CANTANO, 2017); (FERNÁNDEZ; MEDIALDEA, 2014); (MOREIRA, 2015);(OLIVEIRA, 2015b) ; (PINHEIRO; PINHEIRO; BARREIRA, 2015); PORTES; ALVES, 2015); (SAKASHITA, 2016);(SOARES, 2017). |
|