Aguiar (2012AGUIAR, Wagner Nery Moreira. O ensino a distância da Escola de Gestão Pública do Ceará-EGP como estratégia de formação de servidores públicos: avaliação de resultados. 2012. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2012.); Almeida (2007); Andrade (2010); Aquino (2016); Araújo (2015); Bacelos (2017); Bandeira (2012); Bellucci (2016); Boas (2015BOAS, Ricardo Rios Villas. Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o apontamento das causas. 2015. 73f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2015.); Camponez (2017); Canarin (2013); Carneiro (2010); Carvalho (2017); Castro (2017); Dahmer (2013DAHMER, Alessandra Zago. Educação a Distância e Universidade Corporativa: um estudo sobre os sistemas de tutoria dos programas educacionais. 2013. 118f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.); Diniz (2013); Napoleão Filho (2013); Fiuza (2012FIUZA, Patricia Jantsch. Adesão e permanência discente na educação a distância: investigação de motivos e análise de preditores sociodemográficos, motivacionais e de personalidade para o desempenho na modalidade. 2012. 145f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.); Gomes (2017); Gnecco Júnior (2012)GNECCO JÚNIOR, Lenio. Desafios na gestão de cursos EAD: Um estudo de caso nos cursos de Administração a distância da UFSC. 2012. 293f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.; Laguardia (2017); Lott (2017); Martins (2013MARTINS, Carolina Zavadzki. Evasão no curso de graduação em administração na modalidade a distância: um estudo de caso. 2013. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste, Presidente Prudente, 2013.); Maurício (2015); Miranda (2012); Mondini (2017); Monteiro (2016); Moura (2017)MOURA, Jordana de. Evasão nos cursos de licenciatura em educação a distância: o que dizem os egressos e os evadidos da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.; Pacheco (2010PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. Evasão e permanência dos estudantes de um curso de administração do sistema Universidade Aberta do Brasil: uma teoria fundamentada em fatos e na gestão do conhecimento. 2010. 298f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.); Perez (2014); Petris (2014); Pino (2017PINO, Adriana Soeiro. Educação a distância: propostas pedagógicas e tendências dos cursos de graduação. 2017. 169f. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.); Pinto Junior (2013); Radin (2015); Sales (2009SALES, Patrícia de Andrade Oliveira. Evasão em Cursos a Distância: motivos relacionados às características do curso, do aluno e do contexto de estudo. 2009. 176f. Dissertação (Mestrado em psicologia social, do trabalho e das organizações) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.); Santos (2013); Schütz (2010); Silva (2012); Silva (2013); Silva (2014); Silva (2017);Silva (2017); Oliveira Sobrinho (2013OLIVEIRA SOBRINHO, José Ferreira de. Evasão na educação superior a distância: estudo de caso no instituto UFC virtual. 2013. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, 2013.); Souza (2009); Tonelli (2011); Umekava (2014). |
Antunes (2016ANTUNES, Oziel Coelho. Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2016. 151f. Dissertação (Mestrado em informática) - Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, 2016.); Cambruzzi (2014CAMBRUZZI, Wagner Luiz. GVWISE: Uma aplicação de learning analytics para a redução da evasão na educação a distância. 2014. 74f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.); Coelho (2017COELHO, Vinicius Coutinho Guimarães. Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais. 2017. 87f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.); Gomes (2012GOMES, Maria Izabel Lage Martins. Avaliação de um curso de licenciatura em matemática, modalidade a distância, de uma universidade pública. 2012. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.); Kampff (2009KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Mineração de Dados Educacionais para Geração de Alertas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Apoio à Prática Docente. 2009. 186f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.); Portal (2016PORTAL, Cleber. Estratégias para minimizar a evasão e potencializar a permanência em EAD a partir de sistema que utiliza Mineração de dados educacionais e learning analytics. 2016. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.); Queiroga (2007); Silva (2015SILVA, Jath da Silva. Uma ferramenta de apoio para a análise de comportamento de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem. 2015. 139f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015a.); Silva e Silva (2015SILVA, Antonio Sergio da. Adequação do modelo de gestão da ISSO 9001 para um núcleo de educação a distância. 2015. 141f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.). |
Asfora (2015ASFORA, Silvia Cauás. fatores condicionantes da relação entre indivíduos e a Iead: hipercultura, atitudes, desempenho e satisfação. 2015. 210f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.); Haas (2015HAAS, Daniela Deitos. Contribuições da relação de oposição adjetival para o mapeamento de sentimentos em plataformas online de ensino. 2015. 157f. Dissertação (Mestrado em linguística aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.); Heidrich (2014HEIDRICH, Leonardo. Diagnóstico do comportamento dos aprendizes na educação a distância com base no estilo de aprendizagem. 2014. 91f. Dissertação (Mestrado em computação aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.); Lemos (2017LEMOS, Lívia Teixeira. Traços de personalidade e persistência discente em cursos de graduação na modalidade a distância. 2017. 145f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.); Moraes (2016MORAES, Raíssa Bárbara Nunes. Estilos de Aprendizagem em ações educacionais ofertadas a distância: Evidências de Validade, Validade Convergente e Análise Conceitual. 2016. 164f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016.); Oliveira (2008OLIVEIRA, Eduardo Araújo. i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de EAD. 2008. 112f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.); Oliveira (2013OLIVEIRA, Eduardo Araújo. i-collaboration 3.0: um framework de apoio ao desenvolvimento de ambientes distribuídos de aprendizagem sensíveis ao contexto. 2013. 158f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.); Rós (2017RÓS, Ariana da. O uso de traços comportamentais na explicação da persistência discente em cursos de licenciatura ofertados na modalidade à distância pela UFES. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.). |
Marcelino (2010); Nascimento (2016NASCIMENTO, Anielton Jose do Nascimento. Uso do processo de avaliação mútua aliado a conceitos de gamificação como suporte ao estudo colaborativo em ambientes de EaD. 2016. 108f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, 2016.); Coelho (2017COELHO, Vinicius Coutinho Guimarães. Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais. 2017. 87f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.); Ramos (2011). |