Acessibilidade / Reportar erro

Formação para a inovação nas Ciências Biológicas: análise de disciplinas e percepção dos egressos

Formación para la innovación en Ciencias Biológicas: análisis de asignaturas y percepción de egresados

Resumo

Este estudo buscou identificar se a formação de mestres e doutores da grande área Ciências Biológicas os prepara para atuar com inovação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica qualiquantitativa. Foram analisadas as disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação desta grande área, assim como as respostas de 5.186 egressos a um questionário sobre a formação profissional nas pós-graduações brasileiras. Os resultados apontam a existência de iniciativas e exemplos de sucesso relacionados a inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, mas estes parecem ser exceções. Em geral, os programas ofertaram poucas disciplinas, atividades e iniciativas para preparar os estudantes a atuar com processos e ambientes de inovação.

Palavras-chave:
pós-graduação; inovação; mestres e doutores

Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br