Dimensão |
Indicador |
Situação da Integração ensino-extensão |
Número de disciplinas com IEE |
|
Treinamentos ministrados na temática de extensão para o púbico interno |
|
Alunos bolsistas em extensão |
|
Ações de empreendedorismo ligadas à IEE |
|
Oferecimento de disciplinas de graduação ou pós-graduação que discutem a temática da extensão |
|
Eventos sobre a temática de IEE incluindo conceito, sistematização, avaliação e indicadores, e outros. |
|
Projetos de pesquisa, incluindo iniciação científica, sobre IEE |
|
Monografias orientadas em extensão, tais como dissertações e teses. |
|
Inserção da extensão em trabalhos de final de curso, dissertações e teses |
|
Proporção dos cursos com 10% da carga horária integrada com extensão |
|
Alinhamento das ações de IEE com as diretrizes do Forproex |
|
Programas e projetos de extensão envolvidos na IEE |
|
Colaboração entre unidades da universidade e entre outras universidades para IEE |
|
Ações interdisciplinares de IEE |
|
Parceiros públicos, privados e segmentos organizados das ações de IEE |
|
Participação e envolvimento de docentes nas ações de IEE |
|
Eventos sobre IEE realizados |
Dimensão |
Indicador |
Situação da Integração ensino-extensão |
Estratégias de integração utilizadas |
|
Ações de apoio, aperfeiçoam e fortalecimento |
|
Barreiras e desafios encontrados |
Contribuição para a universidade |
Contribuições geradas a partir da IEE, tais como novas linhas de pesquisa, mudanças curriculares, novas metodologias etc. |
|
Produção de materiais e métodos para instrumentalização da IEE |
|
Produção de livros ou capítulos com base em resultados da IEE |
|
Publicação de artigos em periódicos com base em resultados da IEE |
|
Comunicações em eventos com base em resultados da IEE |
|
Produções áudios-visuais geradas a partir de resultados da IEE |
|
Relevância das ações de IEE para a universidade |
|
Produção acadêmica sobre IEE, tais como livros, artigos científicos, relatórios técnicos, patentes etc. |
|
Os tipos de ações de integração praticadas são consistentes com as diretrizes e objetivos estratégicos da universidade? |
|
Inovações para e a partir da integração |
Contribuição para a sociedade |
Nível de colaboração de outras instituições e não acadêmicos nas ações de IEE |
|
Público alcançado pelas ações de IEE |
|
Ações de IEE dirigidas às escolas públicas e outras organizações da sociedade civil |
|
Inclusão de população vulnerável nas ações de IEE |
|
Municípios atendidos por ações de IEE |
|
Número de produções científicas, artísticas e esportivas produzidas a partir da IEE |
|
Tipo de envolvimento da comunidade |
|
Relevância das ações de IEE junto à comunidade externa |
|
Relevância das ações de extensão do ponto de vista social, econômico e político para o país, a comunidade regional e local. |
Contribuição para o aluno participante |
Papel dos estudantes nas ações de extensão |
|
Acesso dos alunos a diversidade de ações |
|
Aprendizagem técnica do aluno |
|
Iniciativa do aluno |
|
Relacionamento pessoal e interação social |
|
Capacidade do aluno de propor soluções e trabalhar com problemas sociais |
|
Participação em atividades extracurriculares |
Apoio e Valorização |
Estímulo para que os estudantes realizem atividades de extensão, culturais, artísticas e esportivas para a comunidade |
|
Adequação de infraestrutura, como salas de aula, espaço para estudo em grupo, outros. |
|
Procedimentos institucionalizados para planejamento, aprovação, acompanhamento, financiamento e avaliação das ações de integração |