Categoria Avaliativa |
Indicador |
Descrição do Indicador |
Fontes de Dados e Limitações |
Análise de Dados |
Pessoal |
Doutores Formados |
Número de doutorandos (recém-doutores) que concluíram as pesquisas alinhadas ao BSM |
Fonte: Dados Oficiais da VPEIC/Fiocruz |
Descritiva - Número de alunos bolsistas. - Número de alunos não bolsistas. Espera-se: - identificar o número de doutorandos que participaram do programa de indução, com ou sem bolsa de estudos. Comparativa: (acima ou abaixo do esperado): - Número de alunos matriculados x formados. Espera-se: - identificar se o percentual de alunos concluintes é de 80% dos alunos matriculados. Referência: - Taxa de 80% de conclusão na pós-graduação stricto sensu, Colombo (2019) e Fernandes et al. (2017). |
Formativa |
Seleção |
Clareza quanto aos critérios de seleção e produtos esperados no processo seletivo. |
Fontes: Websites e Secretaria Acadêmica das Pós-Graduações Limitações: -Ausência dos editais anteriores nos websites das pós-graduações -Não retorno da Secretaria Acadêmica das Pós-Graduações |
Documental Descritiva: Análise dos Editais do processo seletivo para a indução BSM Espera-se: - identificar a existência de editais de seleção específicos para o programa de indução; - identificar critérios de seleção claros e produtos esperados, descritos de forma explícita no documento. |
Formativa |
Seleção |
Clareza quanto aos critérios de seleção e produtos esperados no processo seletivo. |
Fonte: Questionário Questão: “O edital de seleção estava claro quanto aos critérios de entrada e produtos esperados referentes ao programa BSM?” Limitações: - Baixo número de respondentes - Veracidade das respostas |
Descritiva Esperava-se: - identificar, a partir da percepção do egresso, se os compromissos com o programa de indução estavam claros, desde o processo seletivo. Referência: documento aprovado pela Câmara Técnica de Ensino da Fiocruz, com orientações para o programa de indução BSM aos programas de pós-graduação (2011). |
Formativa |
Formação |
Realização de disciplinas sobre a temática das desigualdades, extrema pobreza e relação com a saúde |
Fonte: Questionário Questões: - “Você cursou disciplinas que trataram da temática da desigualdade sociais, extrema pobreza e suas relações com a saúde?” - “Essa(s) disciplina(s) foram cursadas em qual programa de pós-graduação?” - “A disciplina cursada atendeu sua expectativa quanto ao aprofundamento e/ou discussão sobre a questão da desigualdade/pobreza, contribuindo para sua pesquisa?” Limitações: - Baixo número de respondentes - Veracidade das respostas |
Descritiva Espera-se: -identificar se os doutores cursaram disciplinas relacionadas à temática da indução (saúde e extrema pobreza) e se, na percepção deles, estas contribuíram para o processo formativo. Referência: não houve orientação institucional para oferta de disciplinas sobre a temática, contudo em análise exploratória identificou-se a oferta destas disciplinas. |
Formativa |
Formação |
Realização de seminários e outras formas de acompanhamento das pesquisas induzidas |
Fonte: Questionário Questões: -“A partir da sua experiência como aluno de doutorado no Programa Fiocruz-CAPES-BSM, você afirmaria que institucionalmente (a coordenação geral de pós-graduação e/ou o programa de pós-graduação) promoveram ações para o acompanhamento e a alinhamento das pesquisas ao contexto do Brasil Sem Miséria?” - “Quais ações você destacaria?” Limitações: - Baixo número de respondentes - Veracidade das respostas |
Descritiva Esperava-se: - identificar se houve acompanhamento institucional na forma prevista e/ou além da forma prevista; - identificar qual(is) forma(s) de acompanhamento institucional os doutores reconheceram. Referência: documento aprovado pela Câmara Técnica de Ensino da Fiocruz, com definição que os projetos induzidos seriam acompanhados por meio da realização de seminários (2011) - Anexo II desta tese. |
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Adequação e suficiência do acompanhamento das pesquisas induzidas |
Fonte: Questionário Questões: -“Mais ações [de acompanhamento] foram/seriam necessárias?” [em caso positivo] -“Que ações você entende que deveriam ter sido promovidas para o acompanhamento dos doutorandos?” Limitações: - Baixo número de respondentes - Veracidade das respostas |
Descritiva Espera-se: - identificar se a estratégia de acompanhamento definida institucionalmente foi adequada, na perspectiva dos doutores formados; - identificar se as ações foram suficientes para atender as necessidades dos doutores formados; e - identificar as propostas dos egressos de ações de acompanhamento. Referência: documento aprovado pela Câmara Técnica de Ensino da Fiocruz, com definição que os projetos induzidos seriam acompanhados por meio da realização de seminários (2011). |
Aspiracional |
Inserção profissional dos Doutores formados |
Capacidade de absorção no mercado de trabalho e/ou melhoria da situação empregatícia |
Fonte: Currículo Lattes Limitação: Não atualização do Currículo Lattes. |
Descritiva Esperava-se: - identificar se o doutoramento contribuiu para a atuação profissional do doutor formado. - identificar se os doutores estão inseridos no mercado de trabalho. Referências: - a taxa de desocupação de doutores no Brasil é de 25% (MEIRA, 2019). O contexto econômico e político brasileiro não contribuiu para absorção de recém-doutores no mercado de trabalho. - 61,5% dos doutores no Brasil atuam na área de ensino e pesquisa (CNPq, 2017). |
Aspiracional |
Prosseguimento dos estudos no âmbito de pós-doutoramento |
Realização do pós-doutorado e temática prosseguimento de estudos sobre a temática que envolve a pobreza |
Fonte: Currículo Lattes Limitação: Não atualização do Currículo Lattes. |
Descritiva Esperava-se: - identificar se os doutores formados seguiram ou desejam seguir com estudos/pesquisas no pós-doutorado. |