Open-access Relação entre conteúdos das disciplinas de curso de odontologia e os ENADE 2004/2010

Relations between contents of the dentistry courses and ENADE 2004/2010

Resumo:

O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior tem como objetivo acompanhar os cursos de graduação, permitindo que adequações sejam realizadas, sendo um de seus componentes o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). O objetivo do estudo foi comparar as questões ¬das provas dos ENADE 2004 e 2010 com os conteúdos das disciplinas do Curso de Odontologia da UFRN a partir da percepção de alunos concluintes e professores. Para consolidação das respostas as disciplinas foram identificadas a partir dos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais classificados em ciências básicas, saúde coletiva, propedêutica clínica e clínica odontológica. Observou-se desarticulação entre ciclo básico e ciclo profissionalizante, uma vez que os alunos sinalizaram nas respostas que não há coerência entre a extensa carga horária das disciplinas básicas e os conteúdos abordados sobre estas no ENADE. Uma das limitações para avanço nesta articulação é o isolamento destas disciplinas em Departamentos e Centros de Ciências sem articulação, os quais contribuem para a fragmentação do ensino em disciplinas isoladas e descontextualizadas, situação presente em várias instituições de ensino superior no Brasil. Para transformação desta situação é fundamental a autoavaliação constante que viabilize empoderamento aos atores diretamente envolvidos e interessados em um ensino superior de qualidade.

Palavras-chave: Avaliação Educacional; Currículo; Educação em Odontologia

location_on
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro