Open-access Occupation pattern of a harbor inlet by the estuarine dolphin, Sotalia guianensis (P. J. Van Bénéden, 1864) (Cetacea, Delphinidae)

Os padrões de ocupação da enseada do porto de cargas de São Francisco do Sul, no interior da Baía da Babitonga, sul do Brasil, pela população de botos cinza Sotalia guianensis foi estudada entre setembro/1996 e junho/1998. Totalizou-se 200 horas de observações naturalísticas e 141.2 horas de observação sistemática na área, utilizando-se binoculares 7 x 50. Foram registrados a cada intervalo de 3 minutos dados sobre o número de indivíduos presentes e comportamento. A população utilizou intensamente a enseada do porto, principalmente para atividades de pesca. A maré enchente foi responsável por maiores taxas de ocupação. Dentre os meses analisados, maio foi o mês com maior média nas taxas de ocupação, e janeiro o mês de menor ocorrência. O tamanho de grupo médio na área foi de quatro indivíduos.


location_on
Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC, 81350-010 , Tel: +55 41 3316-3054 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: babt@tecpar.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro