Parágrafo 1) Quando se pensa em pesquisa associa-se uma possível busca de respostas, solução de problemas, produção de conhecimento. O conhecimento está relacionado à pesquisa, que significa busca e descoberta, uma vez que esta é uma atividade ou processo que necessita de trabalho (mental, manual ou ambos) para ser atingido; essa é uma das razões para o conhecimento não ser confundido com informação, que é o resultado já pronto de um processo (Autor, Ano). Esse estudo entende pesquisa na perspectiva de Autores (Ano) que passa pelo processo explicar a explicação.
Parágrafo 2) “A pesquisa é a maneira que a ciência tem para produzir conhecimento. A importância de problematizar o conhecimento é, segundo Autor [...]”
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1) [Nome], adorei a tua ideia de começar a escrita da metodologia por um texto reflexivo. Muito bacana mesmo! Apenas penso que faltou contextualizar um pouquinho mais essa ideia, para não causar um estranhamento ou uma quebra de expectativa em teu leitor. Por isso, sugiro-te a seguinte opção de reescrita:
“Quando se pensa em pesquisa, é comum que se associe tal pensamento à busca de respostas, à solução de problemas e à produção do conhecimento. Nesse sentido, o saber está intimamente relacionado à pesquisa, vista neste trabalho enquanto busca e descoberta, uma atividade ou um processo que necessita de trabalho (mental, manual ou ambos) para ser atingido. Esse é um dos pontos inclusive para o conhecimento não ser confundido com a informação, pois ela se refere ao resultado já pronto de um processo (Autor, Ano) e ele considera o caminho percorrido para desenvolvê-la.
Essas reflexões são relevantes para que se possa explicar que este estudo entende a pesquisa na perspectiva dos Autores (Nomes, Ano), o que passa pelo processo explicar a explicação”.
O que achaste, [Nome]? Sugiro-te também rever este “explicar a explicação”, pois é tão redundante, não? Que tal se disséssemos de outra maneira?
2) Outra coisa: sugiro-te a supressão de toda a frase com a qual inicias o próximo parágrafo, pois já colocaste esta informação (de que a pesquisa tem íntima relação com a produção de conhecimento) com outras palavras antes, não achas?
Por isso, sugiro-te inclusive que inicies este próximo parágrafo da seguinte forma: “Partindo dessa compreensão, destaca-se a importância de problematizar o conhecimento, segundo o Autor [...]”. O que achas?
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Querida, ficou ótima a tua proposta, podemos deixar igual sugerisse. A parte do explicar a explicação não é redundante, é parte do meu referencial teórico, algo filosófico e profundo, hehehe. Pode deixar como tá, ok? O próximo parágrafo pode começar igual falasse também. Tá ficando muitooooo bom, obrigada! |
Parágrafo 1) Quando se pensa em pesquisa, é comum que se associe tal pensamento à busca de respostas, à solução de problemas e à produção do conhecimento. Nesse sentido, o saber está intimamente relacionado à pesquisa, vista neste trabalho enquanto busca e descoberta, uma atividade ou um processo que necessita de trabalho (mental, manual ou ambos) para ser atingido. Esse é um dos pontos inclusive para o conhecimento não ser confundido com a informação, pois ela se refere ao resultado já pronto de um processo (Autor, Ano) e ele considera o caminho percorrido para desenvolvê-la.
Essas reflexões são relevantes para que se possa explicar que este estudo entende a pesquisa na perspectiva dos Autores (Nomes, Ano), o que passa pelo processo de explicar a explicação.
Parágrafo 2) Partindo dessa compreensão, destaca-se a importância de problematizar o conhecimento, segundo o Autor [...]”.
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