RESUMO
O presente artigo objetiva revelar como as réplicas dos outros compõem e ampliam as narrativas de uma professora de bebês e, ainda, como essas réplicas apareceram nessas narrativas no contexto de atendimento não presencial e assíncrono devido à pandemia de covid-19. A metodologia narrativa de pesquisa em educação, em diálogo com os aportes da filosofia bakhtiniana, foi a utilizada para interpretar as réplicas materializadas nas narrativas e a maneira como a professora reorganizava seu trabalho a partir delas. Revelou-se que, enquanto as narrativas eram referentes ao trabalho presencial, as réplicas dos bebês apareciam a partir do acabamento provisório que a professora produzia do vivido com eles; já, nas narrativas que tratavam do trabalho não presencial, as réplicas eram os acabamentos produzidos pelas famílias, a partir do vivido na relação com os bebês. Em ambas as situações, a professora buscou reorganizar o trabalho na relação com as réplicas de seus outros.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação infantil; Bebês; Narrativas pedagógicas; Réplica; Pandemia de covid-19