Acessibilidade / Reportar erro

A percepção sensorial do espectador na teatralidade contemporânea: diálogos com Bakhtin1 1 Este artigo resulta da revisão e ampliação da tese de doutorado “Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor”, do autor Robson Rosseto, publicada pela editora Paco, Jundiaí, em 2018.

RESUMO

O presente texto tem como objeto a organização da sociedade atual, afetada e impactada pela tecnologia, cenário no qual o aparato sensorial é profundamente afetado por diversas modalidades de comunicação interativa. Nesse contexto, apresenta-se uma reflexão sobre as formas pelas quais o espectador interatua com as proposições cênicas e uma análise sobre a experiência enquanto espectadores de um determinado espetáculo do encenador Robert Wilson. A reflexão desenvolvida evidenciou os níveis diferenciados de percepção alcançados por estes pesquisadores/espectadores no momento da recepção. O artigo propõe, no diálogo com a teoria bakhtiniana, reflexões sobre a alteridade e a interação entre espectador e obra no campo do teatro.

PALAVRAS-CHAVE:
Espectador; Teatralidade contemporânea; Percepção sensorial

LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com