Professora Adriana9 – Curso Ômega10
P:
Como você foi:: contratada pelo Curso?
Adriana:
Passei por todos os/prova escrita++ tive que fazer um treinamento e me chamaram pra trabalhar.
P:
Prova escrita. Qual era o conteúdo dessa prova escrita?
Adriana:
Bem fácil. Era::a mais difícil que eu achei foi o Beta, Ômega era o método mais fácil porque era método estrutural, né? Aquelas questões passe a frase para o pretérito indefinido?
P:
Só gramática?
Adriana:
Só gramática.
Professora Patrícia – Curso Delta
P:
Foi só uma entrevista então?
Patrícia:
Uma entrevista e uma redação.
P:
Uma entrevista e uma redação.
Patrícia:
Mas em geral no outro Delta, o da ((nome do bairro)), que eu também já dei aula lá eu tive uma prova ++ Assim enorme com coisas de vocabulário que eu não lembrava, acho que ninguém ia lembrar daquilo, uma lista enorme de falsos amigos++ que você tinha que dizer o que era, sabe? ((risos))
Professora Gabriela – Curso Beta
P:
Entendi. Aí você foi indicada e chegando lá você fez uma prova ?
Gabriela:
Fiz, uma prova estilo:: DELE+ Superior, uma prova bem :: bem árdua.
P:
Sei. Quais eram os conteúdos dessa prova?
Gabriela:
Conteúdos em si?
P:
De maneira geral, era uma prova de gramática, era uma prova /
Gabriela:
Não, não. Era estilo DELE, mesmo. Compreensão auditiva, tinha comprensión lectora, tinha::+ tava bem divididinha, assim, gramática :: era bem estilo DELE, mesmo. Parecia que eles/ me pareceu que eles pegaram um dos exemplares da prova do DELE Superior de anos anteriores e aplicaram.
P:
Sei. E:: mas não tinha nenhum conteúdo de didática, por exemplo, como ensinar?
Gabriela:
Não.
Professora Aline – Curso Gama
P:
Mas aí como você foi contratada? Teve que fazer algum teste, alguma coisa? /.../
Aline:
Isso. Tem uma prova.
P:
Como é que é essa prova?
Aline:
Atualmente a prova, ela tem um nível como se fosse do DELE. Superior. É, assim, basicamente uma cópia. Quando eu fiz era uma prova num nível bastante básico.
Professora Carla – Curso Beta
Carla:
Assim, eu deixei o currículo. Me chamaram pra fazer a prova, uma prova escrita que era uma prova de gramática, vocabulário etc. Eu fui aprovada na prova aí fiz a entrevista. Em Espanhol. Aí::/
P:
Com quem?
Carla:
Com a coordenadora de Espanhol. Na época, uma das coordenadoras de Espanhol.
P:
Hum hum.
Carla:
E ela::: falou um pouco sobre o meu currículo, pegou o meu currículo e falou: “Ah, o que que você / Ah, me explica um pouco sobre as suas experiências, o curso que você fez” e não sei o quê.
Professora Carla – Curso Beta
Carla:
Aí passando na entrevista, a gente fez um treinamento ++ que se dividiu em duas partes. Primeiro a gente fez um treinamentozinho é:: lá em ((nome do bairro)) mesmo, que eles já preparavam um pouco como era o curso, o que que/ o que que consistia, como era a metodologia do curso e tudo. A gente ficou uns dois ou três dias lá em ((nome do bairro)). /.../ Depois a gente foi pra ((nome do bairro)). Em ((nome do bairro)) a gente teve o treinamento geral. Todos, todas as franquias, no caso, do Rio de Janeiro, faziam o treinamento em ((nome do bairro)). A gente ficou três dias lá com o ((nome do responsável)), que é o responsável por::+++ é:: avaliar todos os professores do país. Então ele explicou a metodologia, a gente fez algumas, a gente preparou alguns, algumas partes de aula pra apresentar lá na hora. E no último dia de:: de treinamento, foram três dias, no último dia de treinamento, a gente:: um dia antes a gente recebia a aula que a gente deveria preparar e no último dia a gente apresentava essa aula. /.../ A prova-aula. Toda a aula, como seria com, com todo o processo de aula, assim++ com/ com todas as etapas da aula. E depois o ((nome do responsável)) fazia uma avaliação. A gente não ficava sabendo diretamente da avaliação dele, quem falava com gente era a coordenadora de Espanhol. /.../ E a gente ficava ou não ficava. Aí ele aprovava ou não aprovava +++ Ou aprovava com ressalvas: “Ah, ta aprovada, mas é bom que, que... É bom que/ é bom fazer outro treinamento ...”. /.../ O treinamento na filial não é toda filial que faz. Isso eu soube depois. O pessoal de ((nome do bairro)) fez o treinamento até pra preparar melhor os professores pra não irem++ direto pro treinamento em ((nome do bairro)).
P:
Agora, conta mais desse treinamento . Como é que era? Você chegava lá e ele falava de que? De metodologia o tempo todo...?
Carla:
O ((nome do responsável pelo treinamento )) explicava como era a metodologia do Beta . A metodologia comunicativa, os PASSOS da aula, ele tinha um plano de aula. A primeira coisa que ele fazia era dar uma aula. Isso dava uma hora e quinze mais ou menos... /.../ ...dando a aula, com alguns professores que serviam de voluntários pra serem alunos. /.../ E ele entregava pra gente o plano de aula. É:: A metodologia do Beta tem algumas etapas: ambientação, sensibilização, sistematização, prática ... E ele explicava cada passo. Como devia ser uma aula pra vocabulário, como deveria ser uma aula de, pra leitura, como deveria ser uma aula pra gramática etc.
Professor Rafael – Curso Ômega
P:
/.../ Como é que era o treinamento?
Rafael:
Tá. É:: era a moça, a/ a moça, a coordenadora mostrou pra gente o livro, deu pra gente um livro e a gente tinha que acompanhar as aulas que ela dava pra gente. Que, ou seja, passo a passo. No, no texto vocês fazem isso, repetem dessa forma, aqui vocês fazem essa pergunta, bem :: passo a passo mesmo, bem receita de bolo . E aí você :: fazia aquilo e acho que com três semanas/ dois dias já dando aula, os outros dois dias da semana a gente ia apresentar aulas pra ela. E aí nessa apresentação de aulas imagino eu ela:: ela observando ali se a gente tinha entendido bem a receita de bolo que ela passou pra gente, assim. Eu, na época, eu só me lembro que eu pensei assim: não vou ser cha/selecionado. E mesmo porque eu sou não muito de seguir receita de bolo, assim, não consigo, né:: eu sou bem mais interativo, eu pulo etapas, faço coisas, assim, que eu acho que funciona e enfim, da minha cabeça.
Professora Gabriela – Curso Beta
P:
Como, você podia descrever o treinamento? +++ O que é que era, exatamente?
Gabriela:
Era uma professora, já experiente no curso, já devia estar trabalhando lá há uns sete anos, ela:: a priori, ela dava uma aula, né:: ela falou: gente, eu vou dar, eu vou pegar uma unidade do livro e vou falar pra vocês como seria mais ou menos uma aula. Ela ministrava a aula em si e:: ela ministrava a aula em si e depois falava com a gente: a aula é assim. Só que depois ela foi esmiuçando a metodologia: ah, como é que se faz um pré calentamiento, como é que se faz uma producción++ e/e as práticas que ela utilizava lembravam as práticas que eu estou vendo agora nesse curso de atualização. Ela::/ela deu uma ajuda:: /.../
P:
De como atuar no seu trabalho . Você recebeu ((algum tipo de manual de instruções))?
Gabriela:
Ah, eu recebi do Beta . Era:: eram ideias, assim, gerais. Nada assim muito específico de metodologia. Você tem que agir assim, assim, assado. Bem receita de bolo . E ao longo do treinamento é que a professora foi falando essas técnicas que a gente trabalhou aqui, por exemplo. Foi técnica da pelota, técnica da estrella, foi assim.
Professora Andreia – Curso Alfa
Andreia:
Eu fiz Esp 2, não me adaptei com o método; aí não, não quis fazer mais; fiz o Esp 7 depo::is por causa do ((nome do marido)), que já trabalhava lá; e aí fiz o Esp 7 porque, pra trabalhar lá, obrigatoriamente, no Alfa é uma coisa muito fechada, TEM que fazer o curso de lá; aí fiz o Esp 7, o Esp 2 e o curso pra professores. Depo::is, agora eu passo por processo seletivo nas outras unidades que seria uma:: entrevista falando na língua espanhola. Falando em espanhol.
Professora Andreia – Curso Alfa
P:
Hum, entendi. Mas eles não exigem, como você disse, a graduação de espanhol...
Andreia:
Não exige a graduação. E professores graduados são obrigados a fazer dois semestres de cursos para professores; que é um curso onde eles ensinam/ é/ que eles ensinam a dida::tica da metodologia, como usar, essas coisas todas.
Professora Andreia – Curso Alfa
P:
Entendi. Então, é +++ Além/ e você pode dizer que esse curso foi um treinamento?
Andreia:
É um treinamento . É como usar o equipamen::to e essas coisas toda, voltar ::, adiantar ::, repetir a imagem. É um treinamento.
Professora Andreia – Curso Alfa
P:
Alguma/algum tipo de instrução: no seu trabalho você precisa chegar tal hora...
Andreia:
Ah, sim! Essas coisas a gente recebe no curso
P:
Hum hum
Andreia:
Chegar dez minutos antes da aula começar pra ligar todo o equipamento pra quando o aluno chegar já ta tudo ligado; o ar condicionado ligado também, porque essa coisa do ar é muito importante pra eles, eles dizem que tem que tá um ambiente limpo, arrumado, essas coisas todas.
P:
Hum hum.
Andreia:
Verificar se a sala se foi limpa.
Professora Andreia – Curso Alfa
P:
Que mais que vocês fazem além de preparar aula, aprender a mexer ...
Andreia:
É, são dois períodos de Literatura + Espanhola e Hispâ::nica porque o curso regular não trabalha com literatura e::: dois períodos de::: gramática também, mas uma gramática mais puxada porque no curso a gente:: é:: não fala que há um pretérito perfeito, a gente fala passado consumado. Então nesse curso pra professores vai falar pretérito perfeito, assim, os pretéritos compostos, dar os nomes++ reais++ o nome da gramática . /.../ Uma é didática, são dois períodos: didática 1 e didática 2.
P:
Entendi.
Andreia:
Literatura 1, Literatura 2 e Língua 1 e Língua 2. Eu só fiz o primeiro período ++ entendeu?
P:
Entendi.
Andreia:
Que como eu já fazia faculdade e o método não é uma coisa difícil de aprender ++ aí eu já fui como++ se tivesse terminado o curso por isso, porque as matérias que eu tive na fac/ faculdade compensaram essa Língua e Literatura que eu:: tinha que fazer lá.
P:
Entendi. E quanto, qual a carga horária desse curso?
Andreia:
Eram duas horas+ cada crédito. Duas horas de língua, duas horas de Literatura e duas horas de Didática, semanais.