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Efeitos de Novos Estádios no Público dos Clubes Brasileiros de Futebol

RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da construção e reforma de estádios na média de público dos clubes brasileiros de futebol. Foram utilizadas duas metodologias: controle sintético e modelos de Diferenças em Diferenças (DD). Os clubes foram divididos em tratados - nove com estádios novos -, e controle, com quatorze equipes que continuaram jogando em estádios antigos. O resultado do modelo de controle sintético indicou que apenas na média de público do Palmeiras se observou algum impacto significante após a inauguração de uma nova arena, o que poderia explicar o efeito positivo sobre o todo o grupo tratado no modelo de DD. Entretanto, também existe significância estatística quando se retira o Palmeiras desse grupo. Concluiu-se de forma geral que houve um impacto significante na média de público dos clubes brasileiros que construíram estádios particulares, não havendo impacto nos clubes que jogam em estádios públicos, apesar do investimento governamental realizado.

PALAVRAS-CHAVE:
Média de Público; Estádios da Copa do Mundo; Controle Sintético; Diferenças em Diferenças; Clubes Brasileiros

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