RESUMO
O presente estudo investiga a influência da prontidão e da aceitação na intenção de uso dos serviços de pagamentos móveis no Brasil, uma tecnologia crescente no ramo dos meios de pagamento. Utilizou-se como base a integração de construtos amplamente utilizados na literatura sobre aceitação de tecnologias - como utilidade percebida e facilidade de uso percebida - e construtos relacionados a serviços financeiros, como confiança e qualidade percebida. Além disso, este estudo também investigou como esses construtos são influenciados pela prontidão para a tecnologia (Parasuraman, 2000). Para testar o modelo proposto, uma survey com 402 respostas foi conduzida, com os dados sendo analisados via modelagem de equações estruturais (SEM). Os resultados mostraram que a aceitação de pagamentos móveis é diretamente influenciada pela confiança, pela utilidade e pela qualidade percebidas nos serviços de pagamentos móveis.
PALAVRAS CHAVES
Prontidão para a Tecnologia; Aceitação de Inovações; Pagamento Móvel; Confiança; Qualidade Percebida