“o processo de inovação muitas vezes é reativo e as oportunidades de inovação surgem da identificação de problemas ou gargalos” |
“os hospitais precisam despertar para perceberem as oportunidades de inovação” |
TEECE, PISANO & SHUEN (1997Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509-533.); SOUZA et al (2014Souza, L. L. C. D., Holanda, R. R., Sousa, S. P., & Costa, E. V. (2014). Estratégias de inovação e crescimento sustentadas por práticas da gestão do conhecimento. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 3(2), 89-104.). |
1 Despertar |
“os hospitais não possuem um método estruturado para identificar as oportunidades ou necessidade de inovação e os funcionários não se sentem participantes do processo de inovação”. |
“É preciso criar um ambiente adequado para envolver os atores internos no processo de desenvolvimento e implantação de inovação” |
Tidd, Bessant & Pavitt (2008Tidd, J., Bessant, J., Pavitt, K. (2008) Gestão da Inovação. 3ª Ed. Bookman. ) SOUZA et al (2014Souza, L. L. C. D., Holanda, R. R., Sousa, S. P., & Costa, E. V. (2014). Estratégias de inovação e crescimento sustentadas por práticas da gestão do conhecimento. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 3(2), 89-104.); ENGLE et. al (2016Engle, R. L, Lopez, E. R., Gormley, K. E., Chan, J. A., Charns, M. P., & Van, D. L. (2016). What roles do middle managers play in implementation of innovative practices? Health Care Management Review, 42(1), 14-27.); TUTI et. al (2016Tuti, T., Bitok, M., Paton, C., Makone, B., Malla, L., Muinga, N., Gathara, D., & English, M. (2016). Innovating to enhance clinical data management using non-commercial and open-source solutions across a multi-center network supporting inpatient pediatric care and research in Kenya. Journal of the American Medical Informatics Association, 23(1), 184-192.); ABUHEJLEH, et al (2016Abuhejleh, A., Dulaimi, M., & Ellahham, S. (2016). Using lean management to leverage innovation in healthcare projects: Case study of a public hospital in the UAE. BMJ Innovations, 2(1), 22-32. ). |
3 Reconfigurar |
“Os gestores não são preparados adequadamente para conduzir o processo de inovação e os colaboradores não são incentivados a inovar” |
“os hospitais devem desenvolver uma filosofia institucional capaz de incentivar a equipe a aprender a inovar” |
BIRKEN, LEE & WEINER (2012Birken, S. A., Lee, S.-Y. D., & Weiner, B. J. (2012). Uncovering middle managers’ role in healthcare innovation implementation.Implementation Science, 7(1), 28.); SOUZA et al (2014Souza, L. L. C. D., Holanda, R. R., Sousa, S. P., & Costa, E. V. (2014). Estratégias de inovação e crescimento sustentadas por práticas da gestão do conhecimento. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 3(2), 89-104.); ENGLE et. al (2016Engle, R. L, Lopez, E. R., Gormley, K. E., Chan, J. A., Charns, M. P., & Van, D. L. (2016). What roles do middle managers play in implementation of innovative practices? Health Care Management Review, 42(1), 14-27.). |
2 Aprender |
“o ambiente não é adequado à prática de inovação”. |
“os hospitais devem criar um ambiente interno que incentive a prática da inovação” |
SOUZA et al, (2014Souza, L. L. C. D., Holanda, R. R., Sousa, S. P., & Costa, E. V. (2014). Estratégias de inovação e crescimento sustentadas por práticas da gestão do conhecimento. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 3(2), 89-104.); SODA et al (2017Soda, G., Stea, D., & Pedersen, T. (2017). Network structure, collaborative context, and individual creativity. Journal of Management, 45(4).). |
3 Reconfigurar |
“não há métricas ou mecanismos estruturados em nível institucional para avaliar o resultado das inovações implantadas” |
“deve-se definir uma metodologia de monitoramento constante para avaliar os indicadores e monitorar os resultados das inovações implantadas”. |
(IOAN et al, 2012Ioan, B., Nestian, A. S., & Tiţă, S-M. (2012). Relevance of Key Performance Indicators (KPIs) in a Hospital Performance Management Model. Journal of Eastern Europe Research in Business & Economics, 2012, 674169. https://doi.org/10.5171/2012.674169 https://doi.org/10.5171/2012.674169...
; SI et al (2017Si, S., You, X., Liu, H., & Huang, J. (2017). Identifying Key Performance Indicators for Holistic Hospital Management with a Modified DEMATEL Approach. International Journal of Environmental Research and Public Health, 14(8), 934. https://doi.org/10.3390/ijerph14080934 https://doi.org/10.3390/ijerph14080934...
); LUNA et al (2017Luna, A. J. H. O., Ribeiro, F. J., Maciel, T. M. M., Farias, I. H., Jr., & Moura, H. P. M. (2017). Uma abordagem para o gerenciamento estratégico ágil em saúde utilizando PES, OKR e MAnGve. Revista Eletrônica Estacio Recife. 3(2). ). |
5 Monitorar |
“existem falhas no processo de gestão e preparação da equipe para o processo de inovação”. |
“é necessário envolver os gestores de nível médio no processo de implantação das inovações” |
HELM & GRAF (2018Helm, R., & Graf, Y. A. (2018). A capabilities-based service development process for industrial manufacturers. International Journal of Knowledge Management Studies, 9(1), 85-102.); MANCA et al (2018Manca, C., Grijalvo, M., Palacios, M., & Kaulio, M. (2018). Collaborative workplaces for innovation in service companies: Barriers and enablers for supporting new ways of working. Service Business, 12, 525-550. https://doi.org/10.1007/s11628-017-0359-0 https://doi.org/10.1007/s11628-017-0359-...
); (SHAMSUZZOHA et al (2017Shamsuzzoha, A., Al-Kindi, M., & Al-hinai, N. (2017). Open Innovation in Small and Medium Size Enterprises - Perspective from Virtual Collaboration. International Journal of Engineering and Technology Innovation, 8(3), 173-190.). |
4 Implantar |
“em função de sua complexidade, o ambiente hospitalar muitas vezes desestimula a prática de inovação” |
“o hospital precisa criar um ecossistema de inovação onde toda a equipe possa participar e apresentar ideias, críticas e sugestões” |
SOUZA et al (2014Souza, L. L. C. D., Holanda, R. R., Sousa, S. P., & Costa, E. V. (2014). Estratégias de inovação e crescimento sustentadas por práticas da gestão do conhecimento. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 3(2), 89-104.); ENGLE et. al (2016Engle, R. L, Lopez, E. R., Gormley, K. E., Chan, J. A., Charns, M. P., & Van, D. L. (2016). What roles do middle managers play in implementation of innovative practices? Health Care Management Review, 42(1), 14-27.); SODA et al (2017Soda, G., Stea, D., & Pedersen, T. (2017). Network structure, collaborative context, and individual creativity. Journal of Management, 45(4).). |
3 Reconfigurar |
“os colaboradores são resistentes à mudança” |
“o hospital deve implantar as inovações através da abordagem de gestão por objetivos e inserir parceiros externos neste processo” |
MANCA, et al (2018Manca, C., Grijalvo, M., Palacios, M., & Kaulio, M. (2018). Collaborative workplaces for innovation in service companies: Barriers and enablers for supporting new ways of working. Service Business, 12, 525-550. https://doi.org/10.1007/s11628-017-0359-0 https://doi.org/10.1007/s11628-017-0359-...
) ISLAM, (2015); FOSSAS-OLALLA et al, (2015Fossas-Olalla, M., Minguela-Rata, B., López-Sánchez, J. I., & Fernández-Menéndez, J. (2015). Product innovation: When should suppliers begin to collaborate? Journal of Business Research, 68(7), 1404-1406. http://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.01.022 http://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.01...
); RAJKUMAR & STENTOFT (2017Rajkumar, C., & Stentoft, J. (2017). Harnessing capabilities and practices for sourcing innovation: An exploratory study. Logistics Research, 10(1), 1-21. https://doi.org/10.23773/2017_10 https://doi.org/10.23773/2017_10...
). |
4 Implantar |