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Adoção de Mídias Sociais por Pequenas e Médias Empresas de Serviços de Saúde

RESUMO

Mídias sociais como YouTube, Facebook e Twitter podem afetar a forma como os provedores de saúde entregam seus serviços, sendo consideradas, portanto, uma inovação para o setor. Como ferramentas de baixo custo, seu uso por Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do setor da Saúde poderia trazer vantagens competitivas. Por outro lado, diversos estudos mostram que essas ferramentas ainda são subutilizadas por empresas desse segmento. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar que fatores levam à adoção de mídias sociais por PMEs da área de Serviços de Saúde no Brasil. Para isso, foi aplicado um modelo de adoção de inovação organizacional, numa pesquisa do tipo causal. Foi realizado um survey com 211 pequenas e médias empresas de serviços de saúde. O método de análise dos dados foi a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), utilizando o software SmartPLS 2.0 M3 para as análises. Os resultados mostraram que tanto as características percebidas das mídias sociais quanto as características do adotante são fatores que colaboram para a adoção dessas mídias pelas empresas. Já influências ambientais não se mostraram relevantes para sua adoção pelas empresas da amostra.

Palavras-chave:
Adoção de inovação; Mídias sociais saúde; Pequenas e médias empresas; Setor de saúde; Gerenciamento informações em saúde

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